quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Em 2025, o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) alcançou um marco importante ao ingressar na Rede de Impacto Acadêmico das Nações Unidas (UNAI), iniciativa que reúne instituições de ensino superior de mais de 150 países para promover a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A conquista foi liderada pelo curso de Relações Internacionais da Asces-Unita, responsável pela inscrição e articulação com a rede. Com 15 anos de trajetória, o curso é o único presencial do interior de Pernambuco e já formou centenas de internacionalistas que atuam no Brasil e no exterior. Seu protagonismo reforça o alinhamento institucional com temas globais e a formação de profissionais sensíveis aos desafios contemporâneos.
Ao aderir à rede, a Asces-Unita passa a integrar os Hubs dos ODS, centros que mobilizam estudantes, professores e colaboradores para desenvolver projetos, pesquisas, ações comunitárias, campanhas e parcerias alinhadas à Agenda 2030. Para a instituição, a participação fortalece iniciativas já existentes e amplia a conexão com experiências globais.
De acordo com o professor Renan Assis, do curso de Relações Internacionais, a participação representa um marco para toda a comunidade acadêmica. “Fazer parte da UNAI aproxima nossos estudantes de uma instituição renomada como a ONU e nos permite enxergar melhor o impacto das ações que realizamos. O relatório que enviaremos à rede vai mostrar como contribuímos para o desenvolvimento dos ODS”, destacou o professor.
A partir desta integração, a Asces-Unita passa a sistematizar e compartilhar suas ações anualmente com a UNAI, ampliando sua visibilidade global e fortalecendo o diálogo com instituições de diferentes países. Para o curso de Relações Internacionais, trata-se de um passo natural em sua trajetória de internacionalização e de compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Estudantes do curso de Relações Internacionais estão envolvidos na elaboração do relatório que será enviado em 2026, como é o caso de Heloísa Marques. Para Heloísa, participar desta iniciativa amplia sua visão sobre os projetos desenvolvidos pela universidade. “Fico muito feliz em contribuir para a construção do relatório. Conectar os projetos da universidade aos ODS tem sido uma experiência enriquecedora, que amplia nosso olhar sobre o impacto social do trabalho acadêmico. Além disso, fazer parte de uma iniciativa vinculada à UNAI reforça a sensação de colaborar com algo que vai além do contexto local”, comentou a estudante.
TEXTO: Assessoria de Imprensa.
FOTO: Divulgação.




