quarta-feira, 27 de março de 2024


De acordo com o índice da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FipeZAp), o valor de novos contratos de aluguel de imóveis registraram aumento pelo 6° ano consecutivo, chegando à alta de 15,96% em 2023. De acordo com o economista Pedro Neves, em Caruaru, os preços dos aluguéis seguiram essa tendência e estão, hoje, a um custo quase três vezes maior do que a inflação geral, que ficou em torno de 4,7%. Atualmente, a cidade conta com cerca de 46 mil imóveis em condições de aluguel, o que representa 29% dos imóveis habitados no município. 

A alta dos aluguéis é uma tendência que motiva a população a investir em imóveis próprios, tanto para moradia, quanto para locação no futuro. O gerente geral de Vendas, Marketing e Incorporação Imobiliária da Viana & Moura, Leonardo Queiroz, ressalta os benefícios de garantir o imóvel próprio. “A principal vantagem está em fazer um investimento em algo que vai ficar para você no futuro. É melhor financiar e desembolsar um pouco mais em um imóvel de médio ou alto padrão, do que permanecer no aluguel, porque 100% do seu dinheiro vai para terceiros”.

As vantagens incluem também a diminuição das taxas de juros e o aproveitamento do investimento próprio. “Quando você mora em uma casa alugada, as melhorias feitas no imóvel não ficam para você. Logo, optar por pagar o que realmente é seu, ao invés de viver de aluguel, é um melhor investimento para o futuro”, afirma. O especialista ressalta ainda que são diversas as oportunidades para começar a investir na moradia própria, principalmente, através de programas, como o Morar Bem do Governo do Estado e do Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. 

Desde o ano passado, os programas que visam combater o déficit estrutural habitacional da região entregaram cerca de 40 mil imóveis e beneficiaram muitas famílias de baixa renda. De acordo com estimativas do governo estadual, esses números devem chegar a 50 mil até 2026. E as oportunidades não param por aí, uma vez que muitas instituições financeiras, como a Caixa Econômica, também viabilizam essa garantia, com a possibilidade de empréstimos. Diante das correções monetárias que impactam os contratos de aluguéis, ter uma moradia própria, além de ser uma forma de construir um patrimônio próprio, é também uma maneira de alavancar o crescimento e desenvolvimento econômico da região.

TEXTO: Stefany Santos – Assessoria de Imprensa.

FOTO: Divulgação.