quinta-feira, 28 de agosto de 2025


Pernambuco deu mais um passo para o fortalecimento da reciclagem, visando estimular a economia circular e gerar transformação social, comemorou o secretário estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Daniel Coelho. Nesta quinta-feira (28), o Governo do Estado assinou um Termo de Compromisso (TCLR) com o Instituto Recicleiros, órgão executor do projeto Recicla+Pernambuco. A iniciativa, pioneira no país, visa o desenvolvimento de políticas públicas para aumentar os índices de reciclagem e a inclusão socioprodutiva de catadores.  

O Instituto Recicleiros apresentou as etapas do Recicla+Pernambuco que vai atuar com as prefeituras para contribuir na construção de um ecossistema de coleta seletiva justa e inclusiva no município. O projeto contou com 89 municípios inscritos. Após qualificações, com oficinas técnicas presenciais, mentorias técnicas online e acesso à plataforma virtual da Academia Recicleiros do Gestor Público, 18 municípios passaram para a etapa de habilitação. Em outubro, serão quatro selecionados.

O Termo de Compromisso está amparado em princípios éticos e cadeia ética de reciclagem que oferecem maior impacto social para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis e segurança jurídica para empresas investirem em projetos estruturantes. O acordo estabelece ainda pesos diferenciados para créditos de logística reversa: uma tonelada reciclada em projetos estruturantes gera quatro créditos, enquanto materiais sem comprovação de impacto real valem apenas um, incentivando para a reciclagem inclusiva e sustentável. 

“O primeiro e o maior compromisso do Governo de Pernambuco é olhar pelos invisíveis. E a gente sabe que historicamente o catador foi invisível aos olhos dos governos anteriores. Alguns municípios fazem ações direcionadas aos catadores, mas assumimos essa responsabilidade, isso é algo pioneiro. E é na governadora Raquel Lyra que a gente vê esse compromisso. Por isso, um investimento público tão volumoso neste projeto, de R$ 20 milhões. A Secretaria de Meio Ambiente tem esse ano o maior orçamento da sua história direcionada às questões ambientais, exatamente demonstrando esse compromisso. Costumo sempre dizer que a diferença do discurso para a ação prática está no orçamento e os números não mentem”, afirmou o secretário Daniel Coelho.

TEXTO: Tiago Brito – Assessoria de Imprensa.

FOTO: Tarciso Augusto.