quarta-feira, 27 de março de 2024


No segundo mês de 2024, Pernambuco obteve, mais uma vez, saldo positivo de empregos formais. Com 2.145 novas carteiras de trabalho assinadas em fevereiro, o estado é o terceiro maior gerador de empregos do Nordeste. Também houve aumento no salário médio de admissão, que cresceu 2,27% em relação a janeiro, custando R$1.905,25.  As informações são do Novo Caged, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“Manter o saldo de empregos positivo é uma demonstração importante de que Pernambuco continua movimentando a economia e abrindo oportunidades.  Além disso, os dados indicam uma melhora na qualidade desses empregos, visto que o salário médio teve um aumento real, estando acima da média do Nordeste. O salário médio pago no nosso estado em fevereiro é o segundo maior da região”, afirma a titular da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), Amanda Aires.

MULHERES

Em relação à população feminina, os números seguem avançando no estado. No mês de fevereiro, a criação de empregos para mulheres quase triplicou na comparação com janeiro deste ano. Com 3.158 novos postos preenchidos por elas, Pernambuco apresentou, novamente, o maior saldo de empregos formais para mulheres, do Nordeste. 

“Consolidar a presença feminina no mercado de trabalho formal é um dos grandes objetivos do Governo do Estado. Estamos trabalhando, cada vez mais, para impulsionar o desenvolvimento profissional das pernambucanas. Para isso, a SEDEPE inaugurou, neste mês de março, a Casa da Trabalhadora. O ambiente, além de acolhedor, é estruturado para receber mulheres que buscam qualificação e emprego, e que precisam levar seus filhos menores enquanto são atendidas”, destaca a secretária.

SETORES 

O resultado positivo de janeiro no estado foi puxado pelos setores de Serviços (5.057) e da Construção (682). No primeiro ramo, vale destacar o desempenho da categoria classificada como “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas”, responsável pelo saldo de 1.839 novas contratações. Ainda dentro desta, destacam-se as “atividades administrativas e serviços complementares”, que contrataram 1.746 novos funcionários.

NOVO CAGED 

O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

TEXTO: Assessoria de Imprensa.

FOTO: Divulgaçõ