domingo, 21 de abril de 2024


O presidente do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação, Marcos Magalhães, visitou, na última sexta-feira (19), acompanhado da prefeita Lucielle Laurentino, as instalações das escolas de tempo integral no município. Inicialmente, eles estiveram na Escola Desembargador Felismino Guedes, no Bairro São Sebastião, e, depois, na Escola Getúlio Vargas, no Bairro do Cruzeiro. Marcos Magalhães é responsável pela implantação do modelo de escola integral no Brasil. 

“Receber a visita de Dr. Marcos é motivo de imensa alegria e honra para Socôrro Silva, Tarciana e eu, em nome da população bezerrense e principalmente dos nossos estudantes que hoje têm a oportunidade de serem protagonistas de suas próprias histórias. A educação de tempo integral é a semente de um futuro melhor para nossa cidade, nosso estado, país e mundo. Saber que temos o ICE e tantos outros parceiros que acreditam no nosso potencial e na força da educação de nosso município, nos faz continuar lutando por dias melhores, dentro e fora da sala de aula”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino. 

A visita tem como objetivo acompanhar a implantação do programa no município, bem como discutir sobre as diretrizes de formação dos jovens protagonistas, a partir de uma escola modelo, igualmente aconteceu com o Centro de Ensino Experimental Escola Técnica do Agreste (CEEETA), atualmente Escola de Referência em Ensino Médio de Bezerros (Erem Bezerros). As unidades educacionais do Municipal, Rui Barbosa e Getúlio Vargas funcionam em tempo integral. 

“Nós do ICE estamos imensamente felizes por ver os frutos do que plantamos lá atrás, com o Ginásio Pernambucano. O modelo de escola de tempo integral é uma metodologia de sucesso para educação brasileira, em especial para Pernambuco, onde tudo começou, e principalmente Bezerros, que é esse lugar tão acolhedor e promissor na educação. Parabéns Lucielle, Dona Socôrro e Tarciana por acreditarem nessa parceria em prol de tantos estudantes”, enfatizou Marcos Magalhães. 

Além da prefeita Lucielle Laurentino e de Marcos Magalhães, estiveram presentes na visita a vice-prefeita Socôrro Silva, a secretária de Educação Tarciana Nápoles, o chefe de gabinete Hugo Pereira, as gestoras das escolas de tempo integral, professores e estudantes. 

>>ESCOLA MODELO

O Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei n. 14.640, de 31 de julho de 2023, visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral, em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), o programa busca o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.

TEXTO: Gabriel Galvão.

FOTOS: Thiago Lira / GECOM-PMB.