quarta-feira, 26 de novembro de 2025

O município de Goiana realizou, na tarde desta terça-feira (25), o sexto seminário municipal para o Planejamento Integrado do Território Estratégico do Litoral Norte. O evento encerrou uma série de seis encontros regionais que aconteceram, durante os meses de outubro e novembro, em ordem, nos municípios de Ilha de Itamaracá, Paulista, Itapissuma, Igarassu, Olinda e, por fim, Goiana. O seminário reuniu membros da sociedade civil organizada, agentes do poder público municipal e estadual e atores da iniciativa privada no auditório da Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana (AMESG). Pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), o diretor-presidente, Diogo Bezerra, formou a mesa de abertura do evento junto à secretária de Planejamento de Goiana, Adriana Mola, do secretário municipal de Turismo, Ítalo Cunha, e do secretário executivo da Casa Civil, Igor Cadena.
O diretor Diogo Bezerra, ao abrir o ciclo de falas institucionais, destacou o caráter participativo dos seminários e a posição central do município de Goiana no Litoral Norte do estado, se consolidando como um polo turístico, histórico e natural da região. “Nós temos a responsabilidade de promover esse planejamento junto com outros órgãos do estado e as prefeituras. Quando pensamos no litoral, devemos pensar de forma integrada e participativa, já que convocamos atores que podem contribuir incisivamente para a construção das proposições que vão nos ajudar a robustecer a economia e bem-estar social de Goiana, um grande polo de desenvolvimento do nosso estado”, pontuou Diogo.

O principal objetivo do seminário foi reunir todos esses atores locais para elaborar, participativamente, propostas, ideias, observações e ponderações a partir do olhar individual de quem vive e faz o município diariamente. Para nortear a construção das contribuições, foram pré-estabelecidos os eixos temáticos de ‘Turismo Integral’, ‘Prevenção de Desastres ‘Naturais’ e ‘Habitabilidade Plena’. Após a apresentação geral do projeto e da estrutura e dinâmica do encontro, todos os convidados foram divididos em salas separadas pelos eixos temáticos. Cada núcleo ainda contou com o auxílio de perguntas norteadoras para estimular o olhar holístico da região e melhor formular as propostas.
As contribuições, além de estarem diretamente ligadas a cada um dos eixos, tiveram que considerar as potencialidades e vocações municipais para garantir a conexão com outras temáticas urbanas, tais como mobilidade, preservação do patrimônio material, imaterial, histórico, natural e ambiental e geração de emprego, renda e oportunidades. Ao fim, todas as propostas foram apresentadas, uma a uma e anonimamente, a todos os participantes na plenária geral do evento.

“Tivemos uma tarde proveitosa e rica em contribuições que nos ajudarão a chegar a um Diagnóstico Territorial Participativo, material que servirá de base para a construção definitiva do Plano de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Litoral Norte. Esse trabalho é fundamental para fomentar a economia da região e garantir renda e oportunidade a toda a população local”, explicou o diretor-presidente ao se referir às próximas etapas do planejamento.
Encerrado em Goiana, o conjunto de seminários municipais realizou encontros locais, participativos e integrados em todos os municípios do Litoral Norte (Ilha de Itamaracá, Paulista, Itapissuma, Igarassu, Olinda e Goiana) para ouvir os atores e colher as suas contribuições, garantindo a modelagem de um plano capaz de abranger as demandas de toda a região. “Goiana é uma cidade importante e histórica. Nós queremos construir um município melhor para se locomover, morar e viver. Quem esteve aqui é essencial para a construção desse mapeamento do território”, enfatizou a secretária de Planejamento do município, Adriana Mola.
TEXTO/FOTOS: Raul Holanda/Condepe-Fidem / Assessoria de Imprensa.




