sábado, 20 de setembro de 2025


A 7ª edição do Programa de Formação Embaixadores da Juventude será realizada na próxima semana, de 23 a 26 de setembro, em Bezerros (PE). A iniciativa é promovida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), e integra as ações do Programa de Prevenção à Violência de Pernambuco.

O programa visa fortalecer a atuação de jovens de 18 a 29 anos no enfrentamento das violências e desigualdades, com formação em direitos humanos, justiça social, políticas públicas e na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A capacitação será intensiva e envolverá rodas de diálogo, oficinas práticas e mobilização em rede, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à prevenção da violência, acesso à justiça e fortalecimento de instituições eficazes e inclusivas, como os ODS 10, 11 e 16.

“A chegada da 7ª edição do Embaixadores da Juventude a Pernambuco reafirma o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do protagonismo juvenil. Ao apostar nos jovens como condutores da cultura de paz e da prevenção à violência, seguimos construindo um caminho de sensibilidade, marca da governadora Raquel Lyra. Esses 25 jovens, vindos de todas as regiões do estado, representam a força da transformação social a partir dos territórios. Essa cooperação técnica com o Escritório das Nações Unidas é uma grande parceria que amplia ainda mais esse movimento, estimulando os jovens protagonistas como agentes multiplicadores dos direitos humanos e da prevenção à violência”, afirmou Joanna Figueirêdo, Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco.

“Fortalecer esses jovens é fortalecer a cultura de paz e a prevenção à violência em Pernambuco. Cada um deles voltará para sua comunidade levando ferramentas, redes e novos olhares sobre cidadania e direitos humanos”, destacou Camilla Iumatti, Secretária-Executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência.

Para Rafael Salles, oficial de projetos do UNODC, “o Programa Embaixadores da Juventude é um investimento estratégico na prevenção estrutural da violência. Ao capacitar jovens como agentes de mudança, construímos redes de proteção que emanam das próprias comunidades”.

Após a formação, os(as) participantes passarão a integrar a Rede de Embaixadores e Embaixadoras da Juventude de Pernambuco, com possibilidade de atuação em eventos públicos, ações coletivas e atividades junto ao poder público e às Nações Unidas, sempre com foco na prevenção à violência e na promoção dos direitos humanos.

A 7ª edição conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e está inserida no conjunto de ações articuladas pelo Estado para o fortalecimento de estratégias de prevenção e promoção da cidadania nos territórios.

Jovens Embaixadores(as) selecionados(as): 

Alexia Silva (Trindade – Sertão do Araripe)

 Allefer Gomes de Oliveira (Cabrobó – São Francisco)

 Ayandson Carlos Ferreira de Melo (Vicência – Mata Norte)

 Edson Ramos Gomes (Vicência – Mata Norte)

 Eduardo Felipe Pontes da Silva (Recife – Região Metropolitana)

 Filipe José da Silva (Paulista – Região Metropolitana)

 Jamile Ferreira da Silva (Santa Cruz do Capibaribe – Agreste Setentrional)

 Jaqueline Gomes de Moura (Ibimirim – Moxotó)

 Joyce Maria de Santana (São Lourenço da Mata – Região Metropolitana)

 Lucas Miguel Silva de Lima (Bezerros – Agreste Central)

 Marcileide Ana da Silva Pereira (Itacuruba – Itaparica)

 Maria Cecília Bandeira de Mattos (Paudalho – Mata Norte)

 Maria Lorena da Silva Bezerra (Salgueiro – Sertão Central)

 Maria Thaysa Monteiro (Bezerros – Agreste Central)

 Mariana Marta de Amorim Araújo (Petrolina – São Francisco)

 Matheus Henrique Francisco da Silva (Recife – Região Metropolitana)

 Mylena Emanuelle Vieira Cavalcanti (Pombos – Mata Sul)

 Nayany Roseno do Nascimento (Exu – Sertão do Araripe)

 Orlando Alcides de Lima (Bezerros – Agreste Central)

 Rhyan da Silva Ramos (Timbaúba – Mata Norte)

 Rub de Paula Oliveira (Recife – Região Metropolitana)

 Suellen Stephanie de Azevedo (Bezerros – Agreste Central)

 Valdézio José dos Santos Neto (Recife – Região Metropolitana)

 Victória Camila dos Santos Barros (Caruaru – Agreste Central)

 Werbson da Silva Barbosa (Lagoa Grande – São Francisco)

>>Programação

 De 23 a 26 de setembro de 2025

23/09 (terça-feira)

09h – 10h05: Abertura institucional (UNODC, PNUD, SJDH, SEAPREV, SCJ, Prefeitura de Bezerros, Instituto CNP Brasil)

26/09 (sexta-feira)

11h – 12h: Encerramento e entrega de certificados

TEXTO/FOTO: Via Assessoria de Comunicação e Imprensa – SJDH/PE.