sábado, 20 de setembro de 2025
A 7ª edição do Programa de Formação Embaixadores da Juventude será realizada na próxima semana, de 23 a 26 de setembro, em Bezerros (PE). A iniciativa é promovida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), e integra as ações do Programa de Prevenção à Violência de Pernambuco.
O programa visa fortalecer a atuação de jovens de 18 a 29 anos no enfrentamento das violências e desigualdades, com formação em direitos humanos, justiça social, políticas públicas e na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A capacitação será intensiva e envolverá rodas de diálogo, oficinas práticas e mobilização em rede, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à prevenção da violência, acesso à justiça e fortalecimento de instituições eficazes e inclusivas, como os ODS 10, 11 e 16.
“A chegada da 7ª edição do Embaixadores da Juventude a Pernambuco reafirma o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do protagonismo juvenil. Ao apostar nos jovens como condutores da cultura de paz e da prevenção à violência, seguimos construindo um caminho de sensibilidade, marca da governadora Raquel Lyra. Esses 25 jovens, vindos de todas as regiões do estado, representam a força da transformação social a partir dos territórios. Essa cooperação técnica com o Escritório das Nações Unidas é uma grande parceria que amplia ainda mais esse movimento, estimulando os jovens protagonistas como agentes multiplicadores dos direitos humanos e da prevenção à violência”, afirmou Joanna Figueirêdo, Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco.
“Fortalecer esses jovens é fortalecer a cultura de paz e a prevenção à violência em Pernambuco. Cada um deles voltará para sua comunidade levando ferramentas, redes e novos olhares sobre cidadania e direitos humanos”, destacou Camilla Iumatti, Secretária-Executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência.
Para Rafael Salles, oficial de projetos do UNODC, “o Programa Embaixadores da Juventude é um investimento estratégico na prevenção estrutural da violência. Ao capacitar jovens como agentes de mudança, construímos redes de proteção que emanam das próprias comunidades”.
Após a formação, os(as) participantes passarão a integrar a Rede de Embaixadores e Embaixadoras da Juventude de Pernambuco, com possibilidade de atuação em eventos públicos, ações coletivas e atividades junto ao poder público e às Nações Unidas, sempre com foco na prevenção à violência e na promoção dos direitos humanos.
A 7ª edição conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e está inserida no conjunto de ações articuladas pelo Estado para o fortalecimento de estratégias de prevenção e promoção da cidadania nos territórios.
Jovens Embaixadores(as) selecionados(as):
Alexia Silva (Trindade – Sertão do Araripe)
Allefer Gomes de Oliveira (Cabrobó – São Francisco)
Ayandson Carlos Ferreira de Melo (Vicência – Mata Norte)
Edson Ramos Gomes (Vicência – Mata Norte)
Eduardo Felipe Pontes da Silva (Recife – Região Metropolitana)
Filipe José da Silva (Paulista – Região Metropolitana)
Jamile Ferreira da Silva (Santa Cruz do Capibaribe – Agreste Setentrional)
Jaqueline Gomes de Moura (Ibimirim – Moxotó)
Joyce Maria de Santana (São Lourenço da Mata – Região Metropolitana)
Lucas Miguel Silva de Lima (Bezerros – Agreste Central)
Marcileide Ana da Silva Pereira (Itacuruba – Itaparica)
Maria Cecília Bandeira de Mattos (Paudalho – Mata Norte)
Maria Lorena da Silva Bezerra (Salgueiro – Sertão Central)
Maria Thaysa Monteiro (Bezerros – Agreste Central)
Mariana Marta de Amorim Araújo (Petrolina – São Francisco)
Matheus Henrique Francisco da Silva (Recife – Região Metropolitana)
Mylena Emanuelle Vieira Cavalcanti (Pombos – Mata Sul)
Nayany Roseno do Nascimento (Exu – Sertão do Araripe)
Orlando Alcides de Lima (Bezerros – Agreste Central)
Rhyan da Silva Ramos (Timbaúba – Mata Norte)
Rub de Paula Oliveira (Recife – Região Metropolitana)
Suellen Stephanie de Azevedo (Bezerros – Agreste Central)
Valdézio José dos Santos Neto (Recife – Região Metropolitana)
Victória Camila dos Santos Barros (Caruaru – Agreste Central)
Werbson da Silva Barbosa (Lagoa Grande – São Francisco)
>>Programação
De 23 a 26 de setembro de 2025
23/09 (terça-feira)
09h – 10h05: Abertura institucional (UNODC, PNUD, SJDH, SEAPREV, SCJ, Prefeitura de Bezerros, Instituto CNP Brasil)
26/09 (sexta-feira)
11h – 12h: Encerramento e entrega de certificados
TEXTO/FOTO: Via Assessoria de Comunicação e Imprensa – SJDH/PE.