sexta-feira, 19 de setembro de 2025


A Unidade Mista São José – Dr. Rinaldo Pacheco Vaz, popular “maternidade” de Bezerros, no Agreste pernambucano, completou, esta semana, um ano desde sua reabertura em 18 de setembro de 2024. De lá pra cá, mais de 2.170 atendimentos e quase 250 partos foram realizados na unidade de saúde. A UMSJ, que é referência na região, recebeu mais de R$ 4,4 milhões em investimentos e conta com capacidade técnica-operacional de 30 leitos. 

Voltada para a média e alta complexidade, Unidade Mista possui 18 de enfermarias, 02 salas de isolamento, 02 salas pré-parto, 04 de alojamento conjunto, 02 de recuperação pós-anestésica, 02 salas vermelhas e 02 salas cirúrgicas e uma sala de parto normal. Já foram registrados mais de 340 procedimentos desde a reabertura no ano passado. A bezerrense Maria Allycia foi a primeira criança nascida na nova fase da unidade de saúde, em 20 de setembro de 2024. 

Os atendimentos foram retomadas após mudanças estruturais em setores estratégicos como acessibilidade nos banheiros, reestruturação da lavanderia, estação de tratamento de esgoto, construção do lactário, instalação de sistema de combate a incêndio, todas as enfermarias com pontos de gases hospitalares, monitoramento por câmeras de vigilância, revitalização da parte elétrica, entre outros pontos, segundo a Secretaria de Infraestrutura, responsável pela requalificação do espaço. 

A Unidade Mista São José oferece aos bezerrenses um atendimento mais humanizado na saúde pública da cidade, especialmente na média e alta complexidade, com foco nas gestantes e pessoas que necessitam de cirurgias eletivas de baixo risco. Vale lembrar que todos os serviços oferecidos na UMSJ – Dr. Rinaldo Pacheco Vaz são totalmente gratuitos e abertos para a população bezerrense, tanto da zona rural quanto da zona urbana do município.

TEXTO: Gabriel Galvão – GECOM/PMB.

FOTOS: Arquivos GECOM/PMB.