quinta-feira, 14 de agosto de 2025


Bezerros foi palco de um encontro histórico no debate sobre políticas públicas para os agricultores e produtores rurais. Isso porque, nesta quinta-feira (14), foi eleita, durante encontro realizado no município, a diretoria do Sistema Integrado de Abastecimento e Saneamento Rural (Sisar), iniciativa que tem como objetivo promover uma gestão descentralizada e com participação social no serviço de abastecimento de água e saneamento. 

“Momento histórico e especial para o Agreste pernambucano, especialmente para Bezerros. Ao assumir a presidência do Sisar Agreste Central, já na sua fundação, é ver que sonhos podem se tornar real e, através do nosso trabalho, mudar a vida das pessoas por meio de uma política pública que chega para garantir água aos que mais precisam. Seja por sistemas, poços ou redes de abastecimento, nós vamos transformar a vida de comunidades rurais nos municípios do nosso interior. São 15 anos de trabalho que tenho junto aos agricultores e sei o quanto significa ter alguém que interceda por aqueles que, por vezes, ficam invisíveis aos olhos de quem pode ajudar”, destacou Thais Santos, eleita presidente do Sisar Agreste Central. 

Através de pequenas estruturas de captação, tratamento e distribuição de água, adequadas às necessidades de cada região, o Sisar chega para garantir mais assertividade, por meio das associações e comunidades rurais, no cuidado e proteção ao agricultor e trabalhador do campo. São 26 cidades integrantes do movimento, sendo que a presidência da iniciativa está sob a responsabilidade de Thais Santos, que além de representar a Associação de Agricultores do Assentamento Mundo Novo, também é secretária de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável de Bezerros. 

A votação foi realizada nesta quinta-feira (14), durante encontro no auditório da Faculdade Vale do Pajeú (FVP), em Bezerros, com a presença de representantes de 17 cidades que integram o Sisar Agreste Central. Na ocasião, Thais Santos foi eleita para presidir as discussões e debates ao longo do triênio de 2025 a 2028, sendo que a cada ano, a presidência do Sisar é votada e eleita pelos membros do conselho. 

Inicialmente, Thais foi eleita presidente do Conselho Administrativo (Conad) e, em seguida, votada e eleita presidente do Sisar Agreste Central, sendo que das 76 votos associações e conselhos aptos a votar, Thais obteve 59 apoios, ou seja, 77,6% dos votos válidos. É importante lembrar que a atuação de Bezerros junto ao Sisar vem desde fevereiro deste ano, quando o município passou a fazer parte das discussões sobre abastecimento e saneamento rural. 

“Orgulho é que define a missão que recebo. Em nome da Associação do Assentamento Mundo Novo, que é uma referência para o nosso município, assumo o compromisso de lutar por mais dignidade, investimento e respeito ao agricultor e produtor rural. Vamos oferecer capacitação, planejamento e organização, envolvendo toda a equipe e todas as associações eleitas. Vamos garantir que os recursos oriundos do Estado sejam aplicados com transparência, responsabilidade e foco no resultado. Juntos, vamos fazer o Sisar ser referência no Estado e no Brasil inteiro”, reforçou Thais.

Durante o encontro, também foram eleitos os demais membros do Conselho Administrativo e Fiscal do Sisar. Além de debater sobre temas como o abastecimento de água nas torneiras, a instalação de mini estações de tratamento de água, que serão cuidadas pela própria comunidade (a partir da capacitação das pessoas durante a implantação) e novas políticas públicas de fortalecimento dos municípios do Agreste Central, a iniciativa será responsável por investimentos estratégicos no abastecimento de água e saneamento na zona rural dos municípios integrantes.

“Minha gratidão a prefeita Lucielle, a vice-prefeita Dona Socôrro Silva, ao Governo de Pernambuco, através da governadora Raquel Lyra e vice-governadora Priscila Krause, e a todas às associações que fazem parte do Sisar. Iniciamos uma nova era na política pública de abastecimento de água e saneamento no Agreste. Levar água para quem precisa é mais que um projeto social, é transformar vidas, sonhos em realidade”, concluiu Thais Santos, presidente do Sisar Agreste Central.

>>SISAR AGRESTE CENTRAL

O Sistema Integrado de Abastecimento e Saneamento Rural (Sisar) é um sistema de gestão descentralizada, onde a comunidade local participa ativamente da gestão do serviço de abastecimento de água e saneamento. O sistema é composto por pequenas estruturas de captação, tratamento e distribuição de água, adequadas às necessidades de cada região. 

Compõem o Conselho Administrativo as cidades de Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Riacho das Almas e São Caetano. Já o Conselho Fiscal é composto pelos municípios de Belo Jardim, Caruaru e Tacaimbó.

TEXTO: Gabriel Galvão – GECOM-PMB.

FOTOS: Antônio Santos – GECOM/PMB.