sábado, 11 de outubro de 2025
O vice-presidente da Câmara Municipal de Bezerros, vereador Rinaldo Luiz, prestigiou, na noite da última sexta-feira (10), a abertura da 1ª Bienal da Gravura no Agreste, realizada no Armazém da Criativa – Porto Digital de Caruaru. Os mestres Dila e J. Borges foram homenageados no evento, que segue até o dia 19 de outubro de 2025, com uma programação diversificada, gratuita e aberta para o público. Profissionais da produção tradicional e contemporânea da gravura do país inteiro participam da Bienal.
“Mais do que prestigiar nossa arte e nossa cultura, estar na 1ª Bienal da Gravura no Agreste é sinônimo de pioneirismo daqueles que acreditam no poder transformador do conhecimento. Dois grandes mestres estão sendo homenageados, entre eles, nosso saudoso mestre xilogravurista J. Borges e, claro, que eu não poderia deixar de contemplar esse momento único para nosso município, estado e país”, destacou o vereador Rinaldo Luiz.
A mostra cultural, que reúne mais de mil obras de artistas locais, nacionais e internacionais, está dividida em dois setores. A sessão “Mundos” reúne 1.000 peças do Escambo Gráfico, uma das maiores iniciativas contemporâneas de troca de gravuras. Já a sessão Já a sessão “Arredores”, exibe 25 obras de novos talentos da gravura pernambucana, ao lado de 4 gravuras de J. Borges e Dila, ícones da xilogravura pernambucana e homenageados da Bienal.
Concebido em 2021, o projeto já realizou exposições no Brasil e em países como México, Canadá, Suíça, Argentina, Polônia, França, Espanha, Alemanha e Portugal, tornando-se um coletivo que envolve mais de 500 artistas do Brasil e de 10 países diferentes, que trocam gravuras entre si e promovem intercâmbio artístico. A programação também conta com sete oficinas, três rodas de conversas e duas visitas guiadas.
“Fiquei imensamente feliz em reencontrar os queridos amigos Bacaro e Pablo Borges, representando à Família Borges e o legado deixado por um dos ícones da cultura bezerrense, pernambucana e brasileiro, que continua sendo referência no mundo, nosso saudoso J. Borges. Bezerros é berço de uma cultura gigante e de nomes que consagram nossa terra como patrimônio de um povo batalhador e verdadeiro”, concluiu Rinaldo Luiz.
BIENAL DA GRAVURA NO AGRESTEA
Bienal da Gravura no Agreste é uma realização da Embuá Oficina de Experimentos Gráficos em parceria com Escambo Gráfico, Circullus de Ideias e Sala de Azura. O projeto tem apoio do Armazém da Criatividade e incentivo da Política Nacional Aldir Blanc de Pernambuco (PNAB/PE) e conta com acessibilidade de Ferva Acessibilidade e AF Acessibilidade.
Os facilitadores das atividades são de diversos municípios como Arapiraca (AL), Belo Horizonte (MG), Belo Jardim (PE), Bezerros (PE), Caruaru (PE), Panelas (PE), Recife (PE), Goiana (PE) e São Paulo (SP). As oficinas e rodas de conversa acontecem no Armazém da Criatividade, Boi Tira-Teima e Oficina Embuá.
TEXTO/FOTOS: Thiago Lira – Chefe de Gabinete / Assessoria Parlamentar.