quarta-feira, 10 de dezembro de 2025


O vice-presidente da Câmara Municipal de Bezerros, no Agreste, vereador e jornalista Rinaldo Luiz, concedeu, nesta terça-feira (09), o Título Honorífico de Cidadão Bezerrense para dois profissionais com destaque no município, sendo eles o professor gravataense Ricardo José de Amorim (Ricardo Amorim) e o gestor educacional saireense Sílvio Venceslau da Silva (Sílvio Venceslau). A honraria foi concedida durante sessão solene no Plenário da Casa Legislativa José Francisco de Oliveira. 

Ricardo Amorim nasceu em 31 de março de 1969, no município de Gravatá. Cursou o Ensino  Médio no antigo Colégio São José em Bezerros, onde passou a morar. É formado em Contabilidade e, desde os 10 anos de idade, teve contato com o mundo esportivo, especialmente o futebol. Em 1990, fez teste e foi aprovado no Sport Clube do Recife, vivenciando por seis meses seu sonho de ser jogador de futebol. Foi auxiliar de laboratório de terraplanagem, Agente Comunitário de Saúde (ACS) e tesoureiro da Câmara Municipal de Sairé. 

Após ser aprovado no concurso público de Bezerros, passou a viver oficialmente na Terra do Papangu, onde constituiu família e vem deixando um legado de trabalho e dedicação ao povo bezerrense, dentro e fora dos campos. Consagrado como um dos melhores treinadores de futebol e futsal, foi como árbitro que Ricardo descobriu outra grande paixão, além de ser tricolor, fã do cantor Marcelo Falcão e apaixonado pela família e amigos. Agora, Ricardo Amorim também é cidadão bezerrense, de fato e de direito. 

Sílvio Venceslau nasceu em 06 de novembro de 1976 no município de Sairé. Aos dois anos de idade, mudou-se para Bezerros com à família e aqui fez sua trajetória de vida pessoal e profissional. Vivenciou experiências inesquecíveis ao lado da saudosa Irmã Júlia e, por meio da educação, especialmente do Clube de Assistência Social Nossa Senhora das Dores, ajudou a transformar a vida de milhares de bezerrenses. Concluiu o Ensino Fundamental no Colégio Desembargador Felismino Guedes e, anos depois, formou-se no Ensino Fundamental no Colégio Cenecista São José, onde também concluiu o Magistério.

Atuou durante anos na Prefeitura de Bezerros e buscou sempre promover arte, cultura e educação por onde passou. Foi um dos primeiros integrantes do Grupo Cultural Papanguarte, ganhou diversos prêmios em concursos e bailes, ministrou oficinas de máscaras em diversas cidades de Pernambuco como arte-educador. Graduado em Turismo pelo Centro Universitário Osman Lins (Unifacol) de Vitória de Santo Antão. Atuou por 17 anos na Polícia Militar (atualmente Sargento) e é diretor do Sistema Educacional Radar. 

TEXTO/FOTOS: Thiago Lira – Chefe de Gabinete / Assessor Parlamentar.