segunda-feira, 25 de novembro de 2024


A Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável e da Secretaria de Saúde, participou, no último final de semana, da 28ª edição da Feira Japonesa do Recife, promovida pela Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (ANBEJ). A iniciativa tem como objetivo o intercâmbio de práticas saudáveis dos municípios pernambucanos em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis.

“Nossa participação na Feira Japonesa foi fundamental para que pudéssemos apresentar e explicar mais sobre nossa Farmácia Viva e o quão importante essa iniciativa é para o município, principalmente no tratamento à base de plantas medicinais, que são os chamados medicamentos fitoterápicos. Bezerros estar presente traduz o nosso compromisso com políticas públicas voltadas para cuidar do cidadão bezerrense”, destacou a secretária de Saúde Ieda Campos.

Na ocasião, Bezerros apresentou o Programa “Farmácia Viva”, que é uma experiência inovadora, com foco na saúde da população por meio de medicamentos fitoterápicos feitos à base de plantas medicinais.  A cidade, inclusive, já dispõe de seis produtos como o xarope de hortelã, sabonetes, vela de citronela, xarope de alecrim, entre outros naturais. 

“O Programa Farmácia Viva chega como uma inovação para nossa cidade, que, a partir do investimento feito pelo governo federal, nos possibilita cuidar da nossa população de forma ainda mais eficaz, com medicamentos feitos em nosso laboratório e por profissionais qualificados para isso. É um trabalho intersetorial, entre a Agricultura e a Saúde, que faz nossa gestão cuidar ainda mais da nossa gente”, pontuou Thais Santos, secretária de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável. 

A produção é coordenada pela equipe da Farmácia Viva, que orienta como utilizar os produtos, a partir do acompanhamento médico dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Bezerros foi selecionado e aprovado para implantação do programa, que soma um investimento de quase R$ 1 milhão. 

TEXTO: Gabriel Galvão. 

FOTOS: Equipe da Secretaria de Saúde.