terça-feira, 14 de outubro de 2025


Realizado em Brasília, nesta quarta e quinta-feira (15 e 16 de outubro de 2025), o Fórum Pré-COP30 – Cidades reúne gestores públicos, organismos multilaterais, parlamentares e organizações da sociedade civil para debater os principais desafios das cidades brasileiras na promoção do desenvolvimento sustentável e no enfrentamento à emergência climática. O encontro é promovido pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), a Caixa Econômica Federal (CEF) e a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS).

Durante o Fórum, serão debatidos temas relacionados a Agenda Climática 2030, entrega dos Relatórios Locais Voluntários (RLVs) e o fortalecimento de pautas que serão abordadas durante à Conferência Mundial do Clima, que acontece no Pará. O engajamento dos municípios na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) será o centro do debate, em especial para os 50 primeiros municípios que aderiram ao Pacto Nacional do Meu Município pelos ODS. Bezerros foi o 1º de Pernambuco e o 21º do país a aderir ao projeto.

Por meio da iniciativa “Meu Município pelos ODS”, uma iniciativa da Secretaria- Geral da Presidência da República, as cidades participantes do Fórum se comprometem a promover maior visibilidade das políticas públicas e programas alinhados aos ODS, o que gera um reconhecimento nacional e internacional para os municípios. A iniciativa é chancelada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que mapeia e analisa a evolução da implementação da Agenda 2030. Bezerros aderiu à Carta Compromisso dos ODS no dia 25 de março de 2025.

O Fórum conta com a parceria da Caixa Econômica Federal, da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e da União Europeia. “É uma oportunidade única para troca de experiências, articulação institucional e fortalecimento do protagonismo das cidades brasileiras na agenda climática e de desenvolvimento sustentável”, conforme destaca a organização do evento.

TEXTO: Gabriel Galvão – GECOM/PMB.

FOTOS: Arquivos – GECOM/PMB.