quinta-feira, 24 de outubro de 2024
A 26 dias da eleição para a presidência da OAB Caruaru, Felipe Sampaio e Kilma Galindo inauguraram o comitê da chapa “Pelo Resgate da Ordem”, na noite desta quarta-feira (23/10). O evento reuniu mais de 300 advogados e contou com a participação da candidata a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella. Localizado na Av. Agamenon Magalhães (ao lado do restaurante Via Regional), o espaço vai receber advogados e advogadas para discussões sobre o futuro da subseccional. O candidato a presidente da OAB Caruaru, Felipe Sampaio, destacou a responsabilidade de cada um no resgate da Ordem “O objetivo é fazer com que as comissões sejam fortalecidas com mais autonomia e independência e que a instituição volte a LER NOTÍCIA
quinta-feira, 24 de outubro de 2024
De acordo com o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), atualmente, existem mais de 400 mil engenheiros civis registrados no Brasil e cerca de 35 mil novos profissionais se formam a cada ano. Desde 2022, a área segue crescendo no país, após os desafios enfrentados no período pandêmico, segundo a Câmara Brasileira da Indústria e Construção (CBIC), a estimativa é que o setor movimente R$ 2,7 trilhões até 2030. A profissão, que segue se destacando devido ao avanço do mercado imobiliário, exerce um papel fundamental desde o projeto até a execução das construções. “A atuação do engenheiro dentro da construção é extremamente importante, pois, dentre tantas regulações normativas, técnicas e legais, é de LER NOTÍCIA
quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Com o aumento das demandas por eficiência e segurança nos ambientes hospitalares e em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings, comércio e escritórios, acelerada especialmente pela preocupação com doenças virais respiratórias como a Covid-19, o papel do engenheiro mecânico especializado em engenharia clínica tem ganhado cada vez mais destaque. Este profissional é responsável pela manutenção, gestão e segurança de sistemas essenciais, como os de climatização e aparelhos médicos, garantindo a saúde e o bem-estar de todos. Miguel Barreto, engenheiro mecânico especialista em engenharia clínica e diretor da MBN Soluções Tecnológicas, explica que a atuação do profissional vai muito além de assegurar o bom funcionamento de equipamentos: “Ele é o guardião da segurança nos LER NOTÍCIA
“PRECISAMOS DE UM CHOQUE DE GESTÃO NA OAB PERNAMBUCO”, AFIRMA FERNANDO SANTOS EM ENTREVISTA DE RÁDIO
quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Nesta quarta-feira (23), Fernando Santos Jr., candidato à presidência da OAB-PE, defendeu a urgência de um “choque de gestão” na instituição durante entrevista à Rádio Caruaru FM. Ele argumentou que a Ordem precisa de mudanças profundas para atender aos desafios da advocacia em Pernambuco, destacando a necessidade de maior eficiência administrativa e de melhor apoio aos advogados. Santos Jr. concorre ao lado de Rodrigo Piancó, candidato a vice-presidente. O candidato frisou a importância de modernizar a advocacia, apontando que muitos profissionais estão sendo forçados a diversificar suas fontes de renda devido às condições inadequadas para o exercício pleno da profissão. Ele enfatizou que a OAB deve se adaptar às rápidas transformações tecnológicas, oferecendo ferramentas que LER NOTÍCIA
quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Junto com o deputado federal Mendonça Filho e do deputado estadual Joãozinho Tenório, a prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino, assinou, nesta quarta-feira (23), um convênio de mais de R$ 3 milhões para investimento em pavimentação de calçamento em vários bairros da cidade e no Distrito Industrial do município. A assinatura ocorreu durante o lançamento do Programa “PE na Estrada”, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, com a presença da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause. “Junto com nossa governadora Raquel Lyra, nossa vice-governadora Priscila Krause, e os amigos Mendonça e Joãozinho, firmamos um importante convênio para melhorar ainda mais a infraestrutura da nossa cidade. São aproximadamente R$ 3 LER NOTÍCIA
terça-feira, 22 de outubro de 2024
A Semana Estadual da Juventude, iniciativa da Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE), promoveu diversas atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável e a conscientização ambiental dos jovens nos primeiros dias da programação, que teve início na última segunda-feira (21). Dentre as atividades no primeiro dia das ações, teve destaque a prática “Plantar Juntos”, realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no município de Itapissuma, que reuniu moradores na Praça Terra Nova para o plantio de 30 mudas de árvores. As espécies de Urucum, Oitizeiro, Mangueira e Saboneteira, receberão cuidados e atenção dos jovens, que aprenderam técnicas de cultivo e plantio de mudas e poderão aplicar o conhecimento aprendido LER NOTÍCIA
terça-feira, 22 de outubro de 2024
O vereador Anderson Correia (PP) esteve cumprindo agenda em Recife nesta terça-feira (22) e, entre os compromissos na capital pernambucana, o edil esteve na sede do Partido Progressistas, onde foi recebido com festa pelos deputados federais Eduardo e Lula da Fonte, que comemoraram a expressiva vitória de Correia nas eleições do último dia 6 de outubro, quando o defensor dos animais foi reeleito e obteve a marca histórica de 7.310 votos, sendo o mais votado não só entre os vereadores de Caruaru, como também entre os edis do PP em todo o estado de Pernambuco. Na pauta da reunião com o presidente e vice do PP estadual, além da comemoração do feito nas urnas, Anderson LER NOTÍCIA
AGRESTE: GRAVATÁ MERGULHA NO CLIMA DA “CULTURA ALEMÔ COM REALIZAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO DA OKTOBER GRAVATÁ
terça-feira, 22 de outubro de 2024
Evento realizado pela prefeitura municipal no Polo Moveleiro é apoiado pelo Consulado Geral da Alemanha no Recife. A partir das 16h do sábado (26/10), shows, desfile germânico, exibição de cervejas especiais e recreação infantil estarão à disposição Gravatá se tornará um centro da cultura alemã, no próximo sábado, 26 de outubro, com a 2ª edição da Oktober Gravatá, tema do projeto Tardes no Polo, que fomenta o turismo no destino. O evento gratuito, promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, será realizado no tradicional Polo Moveleiro, um dos principais pontos de visitação da cidade. Das 16h às 21h, a programação celebrará os 200 anos da imigração alemã LER NOTÍCIA
terça-feira, 22 de outubro de 2024
Camadas, formas e texturas são elementos que remetem ao movimento e estão presentes nas pinturas do artista recifense Roberto Botelho. Parte de seu acervo compõe a exposição Arquiteturas Etéreas, que entra em cartaz nesta terça-feira (22/10), na Galeria de Artes Ronaldo White, do Centro Cultural Sesc Garanhuns. A abertura oficial será às 18h, com a presença do criador das obras, com entrada gratuita. Ao todo, 18 telas estarão expostas para a apreciação do público, que será desafiado a um confronto de ideias contraditórias e a uma reflexão sobre as possíveis leituras que a obra de Botelho proporciona. “Os constructos geométricos propõem solidez e estabilidade; linhas e formas sugerem planejamento minucioso. Porém, é possível perceber que LER NOTÍCIA
terça-feira, 22 de outubro de 2024
O Governo de Pernambuco vai restaurar os bens integrados que correspondem ao recheio artístico do Mosteiro de São Bento, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Em visita à igreja, nesta terça-feira (22), a governadora Raquel Lyra assinou as ordens de serviço que permitem o início da conservação, assim como a obra de consolidação e estabilização de suas fundações. Com investimentos de R$ 15,3 milhões, as ações serão realizadas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Novo PAC. “Esse é mais um passo importante na recuperação do patrimônio histórico, cultural e religioso do nosso Estado. Estamos trabalhando de LER NOTÍCIA
terça-feira, 22 de outubro de 2024
Com o crescimento acelerado da população idosa no Brasil, o debate sobre a qualidade de vida e a autonomia na terceira idade ganha destaque, especialmente no mês de outubro, quando é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país enfrentará um cenário demográfico desafiador: a partir de 2030, o número de pessoas com mais de 60 anos será maior do que o de crianças, sinalizando uma inversão da pirâmide etária. Esse fenômeno, no entanto, não se limita ao Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população global com mais de 60 anos deverá alcançar 2 bilhões até 2050, representando um quinto da LER NOTÍCIA
terça-feira, 22 de outubro de 2024
Nos dias 3 e 10 de novembro, estudantes de todo o Brasil realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma das principais oportunidades para acesso ao ensino superior. A redação, que é uma das etapas mais esperadas pelos participantes, será aplicada logo no primeiro dia. Para obter bons resultados nessa etapa, que tem um peso significativo na nota, uma boa preparação é fundamental. A professora de redação do Colégio GGE de Caruaru, Claudia Fernandes, explica que apostar em uma estratégia de leitura e, principalmente, na prática da escrita faz toda a diferença. “Desenvolvo com meus alunos conhecimento e ideias sobre eixos temáticos, porque sabemos que o tema da redação do ENEM será um problema LER NOTÍCIA
terça-feira, 22 de outubro de 2024
A Operação Lei Seca em Pernambuco (OLS/PE), coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), atua com o objetivo de reduzir os sinistros de trânsito causados pela combinação de álcool e direção. Durante as abordagens, os motoristas realizam o teste do etilômetro — mais conhecido como o teste do bafômetro —, que mede a quantidade de álcool presente nos alvéolos pulmonares. Após a abordagem e a realização do teste, se o teor alcoólico for de até 0,33 mg/L, o condutor é autuado administrativamente, e o valor da multa é de R$ 2.934,70. Caso o resultado seja a partir de 0,34 mg/L, o motorista é autuado administrativamente com multa do mesmo valor e encaminhado à delegacia para LER NOTÍCIA
terça-feira, 22 de outubro de 2024
Algumas decisões administrativas do Poder Judiciário têm dificultado o trabalho dos advogados e, por via de consequência, os seus jurisdicionados que fazem parte da sociedade como um todo. Um exemplo recente disso foi a criação, pelo TJPE, das diretorias remotas, cíveis e criminais. Com isso, o acesso da advocacia a esses órgãos ficou prejudicado, o que resultou no aumento da morosidade no andamento dos processos. Para buscar melhorias no monitoramento desses serviços, o candidato a presidente da OAB Caruaru, Felipe Sampaio, propôs a criação de um observatório do Poder Judiciário com a participação de representantes da sociedade e também da OAB. “A ideia é possibilitar que a OAB e as entidades representativas da sociedade monitorem LER NOTÍCIA
terça-feira, 22 de outubro de 2024
A criação de suínos é uma tradição no Agreste pernambucano, mas a profissionalização e a utilização de técnicas de boas práticas podem favorecer ainda mais os negócios de quem opta por esta atividade agropecuária. Criadores de suínos do Agreste estão recebendo apoio do Sebrae/PE e da Prefeitura de Canhotinho para beneficiar a criação e ampliar os lucros. Nove criadores da região estão sendo beneficiados com consultorias de boas práticas na suinocultura, além da capacitação em diversos aspectos da criação, somando 90 horas de orientação técnica. “Com o aumento das atividades produtivas de suínos na região do Agreste Meridional, o Sebrae tem dado uma maior atenção para a profissionalização da atividade, em busca de garantir maior LER NOTÍCIA




