sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Bezerros realizam, nesta terça-feira (26), a “Operação Shamar 2025”, que tem como objetivo promover ações de enfrentamento à violência de gênero, especialmente contra a mulher, no Mês do Agosto Lilás. A iniciativa busca fortalecer as ações preventivas, educativas e repressivas para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher e prevenir feminicídios. Em âmbito nacional a campanha é conduzida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Operação Shamar acontece em frente ao espaço “A Casa da Mulher”, na Rua Dr. Paulo Viana de Queiroz – Bairro São Sebastião (Praça São Sebastião), a partir das 09h da manhã. Na ocasião, também serão oferecidos diversos serviços gratuitos para a população bezerrense como orientação e atendimento às vítimas de violência, registros de ocorrências, solicitação de medidas protetivas, emissão de RG e outros documentos pessoais, atendimento e orientações jurídicas, palestras, oficinas, panfletagem, entre outras.
Realizada pela Polícia Civil do Estado, através da Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e da Diretoria de Polícia da Mulher (DPMUL), em conjunto com diversas instituições parceiras como a Secretaria da Mulher do Estado, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Diretoria Integrada do Interior 1, 14ª DESEC, Instituto de Identificação Tavares Buril, Gerência Geral de Articulação e Prevenção Comunitária (GPAC) da Secretaria de Defesa Social (SDS), a ação fortalece a política pública de atenção, cuidado e proteção à mulher.
>>MOBILIZAÇÃO
A Operação Shamar 2025 faz parte de uma ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública entre 1º de agosto e 04 de setembro, em alusão ao “Agosto Lilás” e ao aniversário da Lei Maria da Penha, marcos fundamentais na luta pelos direitos e proteção das mulheres. A Defensoria Pública de pernambuco, o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), o Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL), Secretaria da Mulher do Estado, Polícia Militar, Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça, Gerência Geral de Articulação e Prevenção Comunitária (GPAC) da Secretaria de Defesa Social (SDS) integram a operação.
No Estado de Pernambuco, a Operação Shamar abrange um conjunto de ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas, que visam não apenas ao enfrentamento direto da violência, mas também ao aperfeiçoamento contínuo dos profissionais que atuam no atendimento a vítimas de violência de gênero, bem como à promoção de uma integração ainda mais sólida da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
TEXTO: Gabriel Galvão – GECOM/PMB.
ARTE: Ingrid Tayná – GECOM/PMB.