quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Com o aumento das demandas por eficiência e segurança nos ambientes hospitalares e em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings, comércio e escritórios, acelerada especialmente pela preocupação com doenças virais respiratórias como a Covid-19, o papel do engenheiro mecânico especializado em engenharia clínica tem ganhado cada vez mais destaque. Este profissional é responsável pela manutenção, gestão e segurança de sistemas essenciais, como os de climatização e aparelhos médicos, garantindo a saúde e o bem-estar de todos.
Miguel Barreto, engenheiro mecânico especialista em engenharia clínica e diretor da MBN Soluções Tecnológicas, explica que a atuação do profissional vai muito além de assegurar o bom funcionamento de equipamentos: “Ele é o guardião da segurança nos ambientes de saúde. Nos hospitais, por exemplo, o profissional garante que os aparelhos vitais, como respiradores e equipamentos de monitoramento, estejam operando dentro dos padrões ideais. Já em ambientes de grande circulação, como shoppings e escritórios, é o responsável por garantir que o sistema de climatização funcione corretamente, prevenindo a disseminação de doenças respiratórias”, detalha o especialista.
Em locais onde há grande fluxo de pessoas, o engenheiro atua de forma estratégica para evitar problemas como a proliferação de micro-organismos nocivos no ar. Barreto ressalta que a combinação de manutenção especializada e monitoramento constante dos equipamentos é essencial para garantir a qualidade do ar e a segurança dos usuários.
“O engenheiro mecânico especialista em engenharia clínica é fundamental não só para manter os aparelhos funcionando, mas para garantir que eles operem em condições que preservem a saúde e a vida das pessoas. Em tempos de preocupação crescente com infecções hospitalares e contaminação em ambientes fechados, sua atuação se torna ainda mais indispensável”, afirma Miguel Barreto.
TEXTO: Assessoria de Imprensa.
FOTO: Divulgação.