quinta-feira, 11 de julho de 2024


Marcado pelo autêntico e tradicional forró do interior, o São João de Bezerros 2024 teve uma aprovação de 91,6% dos forrozeiros que curtiram os principais polos juninos, especialmente o Pólo Cultural da Serra Negra. Este ano, foram 14 dias de festa, contemplando as principais comunidades rurais e o encerramento, no centro da cidade, no último dia 07 de julho. Mais de 100 apresentações artísticas e culturais animaram os amantes do forró nos palcos do São João. A festa movimentou mais de R$ 35 milhões na economia local.

Na Serra Negra, o São João mais alto, mais frio e mais aconchegante do mundo reuniu milhares de forrozeiros, de diferentes estados do Brasil e de todas as idades, que percorreram os 10 km entre a cidade e o Pólo Cultural para desfrutar de um forró seguro, autêntico, sustentável e familiar, inteiramente ligado ao clima ameno, com temperatura média de 16°C, belas paisagens naturais e, claro, aquele gostinho de quero mais.

De acordo com os dados da pesquisa, realizada pela Secretaria de Administração e Inovação, 69,3% dos forrozeiros avaliaram o São João como “ÓTIMO” e outros 22,3% como “BOM”. Apenas 6,2% dos entrevistados apontaram a festa como “REGULAR”. Do total de entrevistados, 91,9% aprovaram a programação do evento, sendo 66,9% “ÓTIMO” e 25% “BOM”. A média de público foi de aproximadamente 15 mil forrozeiros por dia.

Garantindo que toda população pudesse aproveitar o período junino, que tem um significado especial para o nordestino, a Prefeitura de Bezerros também realizou o São João nas principais comunidades rurais, levando forró, diversão e alegria para moradores do Sítio dos Remédios, Cajazeiras, Areias, Encruzilhada de São João, Boas Novas e Sapucarana. Além dos shows artísticos, teve apresentações escolares, celebrações religiosas, apresentações culturais, brincadeiras e muito mais.

Ainda segundo os dados da pesquisa, os tópicos de decoração (90,8%), área de alimentação (86,4%), serviços médicos (85%), acesso ao evento (73,7%), apresentações culturais (84,2%) e divulgação dos festejos (87,4%) foram bem avaliados pelos forrozeiros que curtiram o São João de Bezerros este ano. Os entrevistados que responderam ao formulário aplicado, afirmaram que a festa manteve a tradição cultural (95,8%), sendo que 98,2% recomendaria o São João do município para outra pessoa.

Dentre os nomes que fizeram parte da grade artística e cultural estão artistas nacionais, regionais e municipais como João Gomes, Flávio José, Santanna, Petrúcio Amorim, Flávio Leandro, O Conde, Irah Caldeira, Azulinho, Geraldinho Lins, Nena Queiroga, Novinho da Paraíba, Nordestinos do Forró, Lady Falcão, Waldonys, Assisão, Cezzinha, Michel Diniz, Dudu do Acordeon, Benil, Higor Henrique, Marcão Noventta, Anderson Alves, entre outros.

Os dados apontam que 94,4% dos forrozeiros pretendem voltar em 2025. Ainda pelos dados, 63,4% dos entrevistados eram do sexo feminino e 32,7% eram do sexo masculino, sendo que 47% disseram ser solteiros e 41,8% casados. Em sua maioria, o público presente nos festejos tinha idade entre 31 e 60 anos de idade (68,5%). O gasto médio geral de consumo foi de R$ 277,00 por pessoa.

O São João de Bezerros recebeu forrozeiros de vários municípios pernambucanos como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Gravatá, Paulista, Moreno, entre outros. Já dos estados brasileiros, foram turistas de Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo, entre outros. Além de brasileiros, a festa recebeu turistas do Canadá, Estados Unidos, Portugal, entre outros países.

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: GECOM-PMB.