segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Promovido em dezembro de 2025, o 1º Festival Mestre J. Borges celebrou a riqueza artística e cultural da terra do saudoso mestre xilogravurista e cordelista J. Borges. O sucesso do evento, que prestou uma homenagem ao legado e história do artistas bezerrense, se comprova pelos números apresentados pela organização. Foram quatro dias de festividades, com uma programação recheada de arte, cultura e tradição em oito polos espalhados pela cidade.
Ao longo do festival, foram mais de 40 horas de shows e atividades culturais, mais de 100 atrações artísticas e culturais, mais de 220 inscrições nos concursos de xilogravura e de cordel, intervenção artística urbana em mais de 600 metros quadrados no viaduto do Bairro Nossa Senhora Aparecida (antiga Cohab), mais de 100 colaboradores envolvidos, público de mais de oito mil pessoas e mais de R$ 500 mil movimentados na economia local.
Pessoas de 13 estados brasileiros e 6 países prestigiaram o festival, que aconteceu entre os dias 18 a 21 de dezembro. Além de Pernambuco, turistas e visitantes da Paraíba, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Rio Grande do Sul registraram presença em Bezerros. Também foram registrados turistas e visitantes da Colômbia, Suíça, Coréia do Sul, Cuba, Japão e Portugal.
A expectativa da organização é que este ano (2026) o evento seja ainda maior e conte com uma programação diversificada para todos os gostos, públicos e idades. Vale lembrar que o Festival Mestre J. Borges é uma realização da Cenarium Produções e correalização da Prefeitura de Bezerros, em parceria com o Memorial J. Borges.
TEXTO: Izaias Néu – Jornalista.
FOTO: Joelma Silva – Fotógrafa.




