segunda-feira, 01 de dezembro de 2025


A Pró-Reitora Administrativa e Financeira da Asces-Unita, Emília Pinheiro, é eleita presidenta do FinancIES (Fórum Nacional dos Executivos Financeiros de Instituições de Ensino). Pela primeira vez em 18 anos, o Fórum, que reúne executivos financeiros e administrativos do país, terá uma mulher no comando. O Fórum visa promover a troca de experiências, ideias e conhecimento entre os participantes para enfrentar os desafios do setor, discutir inovação e garantir a sustentabilidade das instituições de ensino.

Participante desde 2017 do FinancIES, Emília  afirma que recebe a indicação como um marco profissional e pessoal importante. Ela declara que “ao mesmo tempo que assumi esta presidência traz a grande responsabilidade de comprometer-se ainda mais em continuar a promover a troca de conhecimento relevante ao segmento de educação superior, significa uma honra, pelo pioneirismo que este reconhecimento traz à atuação como gestora”.

A nova presidente destacou a força feminina no grupo e afirmou que “temos um grupo feminino forte e ativo ali, composto por grandes executivas de finanças, mas também acadêmicas da educação superior, que somam a força de trabalho com o toque feminino àquela atuação, que entrega com efetividade”.

A partir de janeiro de 2026, a gestão inicia este novo ciclo de ações que tem duração de quatro anos. “Espero que eu possa continuar buscando sempre mais a qualidade da nossa entrega em educação superior, do compromisso com o estudante”, comentou a gestora. Ela acrescenta que “junto à vice-presidência e conselho superior, busca continuar agregando valor ao legado de trabalho que já existia para contribuir com a qualidade na gestão da Educação Superior”.

Sobre Emília Pinheiro

Administradora, pós-graduada em Planejamento e Gestão e Pró-Reitora da Asces-Unita há 10 anos. Atua em processos de inovação, expansão institucional e planejamento estratégico. Dedica-se também ao voluntariado no movimento Economia de Comunhão e no Instituto ELA, que apoia mulheres em situação de vulnerabilidade.

TEXTO: Assessoria de Imprensa.

FOTOS: Divulgação.