quinta-feira, 27 de março de 2025


Após mais de 10 anos sem representação em âmbito nacional, três bezerrenses estarão em Brasília para representar o município e o estado na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontece entre os dias 06 a 09 de maio de 2025. Os delegados, eleitos nas etapas municipal e estadual, vão defender as propostas votadas e aprovadas em prol do meio ambiente e da sustentabilidade. 

Thais Santos, representando o Poder Público, Vandiael Laurentino, em nome do setor privado, e Thaysa Monteiro, pela sociedade civil, serão os representantes de Bezerros e de Pernambuco na etapa nacional, que tem como tema “emergência climática: os desafios da transformação ecológica”. O trio de bezerrenses foi escolhido durante a plenária final da Conferência Estadual, realizada no Recife. 

Em Brasília, eles vão defender, entre outras propostas: 

1 – Fomentar turismo ecológico com infraestrutura de acesso a zonas rurais, capacitações e pesquisas em parceria com universidades, estudos de capacidade de carga, integração de pontos de cultura rural e valorização de saberes tradicionais, gerando renda para comunidades.

2 – Incluir a Educação Ambiental como disciplina obrigatória da Educação Infantil ao Ensino Médio, com apoio financeiro e técnico, abordando legislação ambiental, mudanças climáticas e preservação, garantindo práticas pedagógicas interdisciplinares alinhadas aos biomas locais e subsidiando escolas para implementação efetiva da educação ambiental.

A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é uma oportunidade de o país discutir a emergência climática e ouvir a população sobre alternativas disponíveis, quando novas políticas estão sendo definidas no Brasil, alinhadas com objetivos globais. Ainda neste ano, o País terá um novo Plano Clima, com estratégias nacionais de mitigação e adaptação e mais de duas dezenas de planos setoriais.

Ao final da plenária nacional, a Conferência apresentará as propostas ou contribuições priorizadas por todas as pessoas delegadas. Tudo poderá ser acompanhado pela Plataforma Brasil Participativo.

TEXTO: Ana Paula / Gabriel Galvão.

FOTO: Assessoria Especial.