segunda-feira, 08 de dezembro de 2025

Realizado entre os dias 18 a 21 deste mês, o 1º Festival Mestre J. Borges presta uma singela homenagem ao ícone da xilogravura e do cordel J. Borges, bezerrense que conquistou o mundo através da sua obra e arte. O evento vai entregar uma programação repleta de cultural, aberta ao público e totalmente gratuita, além de uma intervenção artística urbana no viaduto de acesso ao Bairro Nossa Senhora Aparecida (antiga Cohab). A ação é promovida pelo Memorial J. Borges junto com artistas locais.
A intervenção é um presente dos artistas Bacaro e Pablo Borges e Thais Souza para o município, como parte das celebrações do saudoso J. Borges e foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Organização do Festival, empresas privadas (Iquine, Maravilha Motos, Posto Cohab, Alliança Veículos, Norte Bolos, Caninha do Interior, Colégio GGE e Posto BR Paloma) e Prefeitura de Bezerros. A regra pré-estabelecida foi que a intervenção fosse em xilogravura, como símbolo do legado do Mestre J. Borges.
É importante lembrar que a entrega da intervenção artística urbana é o primeiro ato da programação do festival que conta com shows artísticos com artistas locais e regionais, exposições, oficinas culturais, feira de artesanato, concursos de xilogravura e cordel, visitas guiadas, rodas de conversas, entre outras atividades. O festival é um espaço de aprendizado, troca de conhecimentos e imersão cultural para toda comunidade, especialmente os amantes da xilogravura, do cordel e da poesia do saudoso Mestre J. Borges.
Com mais de 6 mil metros quadrados, participam da intervenção de pintura os artistas bezerrenses Bacaro Borges, Pablo Borges e Thais Souza. A arte promove a difusão cultural do legado, obra e vida de J. Borges, ao mesmo tempo que fomento à cultura, turismo e desenvolvimento da economia local. O festival é uma realização da Cenarium Produções e correalização da Prefeitura de Bezerros, em parceria com o Memorial J. Borges.
TEXTO: Izaias Néu – Jornalista.
FOTOS: Equipe Memorial J. Borges.




