sábado, 21 de fevereiro de 2026

O tradicional Carnaval do Papangu de Bezerros, no Agreste pernambucano, mais uma vez foi sucesso de público, segurança e aprovação dos foliões. Reconhecido e consolidado como o maior e melhor carnaval do interior do Brasil, os números confirmam que os festejos de momo na Terra do Papangu são referência artística, cultural e histórica. Com o tema central “História, Movimento e Encanto”, o Carnaval do Papangu 2026 teve mais de 96% de aprovação, segundo dados da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Mais de R$ 45 milhões foram movimentados na economia local e regional ao longo do ciclo carnavalesco.

Este ano, a festa contou com oito polos de animação, sendo o Polo Barra Branca e Polo Kids/Infantil duas novidades na edição 2026. Durante o ciclo carnavalesco, mais de 600 mil foliões estiveram nas ruas e avenidas para curtir o carnaval mais autêntico, seguro e familiar da história. Foram mais de 50 blocos e troças, com orquestras de frevo, promovendo ritmos, cores e alegria em cada pedacinho da cidade. E claro que as fantasias e os papangus (os anfitriões da folia) fizeram o Domingo do Papangu ser inesquecível.

Mais de 120 atrações artísticas (sendo 90% de atrações pernambucanas) subiram aos palcos e colocaram todos os foliões para dançar. Seja criança, adolescente, jovem, adulto ou idoso, o que não faltou foi frevo no pé e sorriso no rosto. O evento contou ainda com aproximadamente 230 pontos de comercialização, devidamente regularizados e autorizados, gerou mais de dois mil empregos diretos e indiretos, promoveu a atuação de 60 artesãos em 14 estandes da Vitrine Criativa e captou cerca de R$ 2,4 milhões em apoios institucionais estaduais e federais.

Mais de 1.900 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (Debetrans), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), Cavalaria, Núcleo de Inteligência, Secretaria de Defesa Social e Grupamento Tático Aéreo garantiram a segurança dos foliões em todos os polos festivos. A segurança pública teve uma aprovação de 95,4%.

A partir de cadastro prévio, 120 recicladores atuaram nos dias da folia e recolheram mais de 7,5 toneladas de materiais recicláveis. Seis pontos estratégicos receberam cabines/chuveiros para os foliões se refrescarem do calor e mais de 260 profissionais de saúde estiveram de prontidão para atender quem precisasse de apoio médico. Foram mais de 700 inspeções sanitárias, mais de 100 profissionais de limpeza urbana, mais de 370 crianças identificadas com pulseiras no Polo Kids/Infantil e cerca de 145 pessoas atendidas no Camarote da Acessibilidade.

Mais de mil idosos participaram da Folia da Boa Idade, sendo 12 cidades da região contempladas com a iniciativa. O Projeto Cuidar, por sua vez, atendeu 38 crianças, filhos dos trabalhadores e comerciantes do ciclo carnavalesco, com atenção e cuidado ao longo da folia de momo. Campanhas de enfrentamento ao trabalho infantil, violência contra à mulher, identidade de gênero e exploração sexual infantil foram coordenadas pelo Plantão Social. Profissionais da Educação e outras áreas atuaram na retaguarda para garantir o andamento e sucesso de mais uma edição do Carnaval do Papangu.

Como destaque, foram promovidos os blocos carnavalescos do Educarnaval e Edupapangu 1 e 2, com dezenas de escolas municipais, estaduais e particulares participantes. Também teve o bloco Semp Folia, realizado pela Secretaria de Educação do Estado, e o tradicional Futebol do Papangu que, este ano, contou com a categoria feminina pela primeira vez na história. A iniciativa aconteceu no Estádio Municipal Tenente Luiz Gonzaga. Por fim, fechando o ciclo carnavalesco do município, o Bloco Bacalhau do Lula Vassoureiro deixou aquele gostinho de quero mais e a expectativa para o Carnaval do Papangu 2027.

CARNAVAL DO PAPANGU 2026 EM NÚMEROS
De acordo com os dados da pesquisa realizada pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e pela Prefeitura de Bezerros, o Carnaval do Papangu 2026 entrou para a história e, cada vez mais, se consolida como o maior e melhor do interior do Brasil. Pela primeira vez na história, o município entra na Zona de Excelência da Empetur, com 80,3% de promoção espontânea. Confira alguns números da pesquisa:
- 96% de aprovação do Carnaval
- 95,4% de aprovação da segurança pública
- 90,8% de aprovação da grade artística/cultural
- 94,6% de aprovação das manifestações culturais
- 93,6% de aprovação dos bares e restaurantes
- 95,7% de aprovação dos atrativos turísticos
- 93,7% de aprovação da hospitalidade
- 95,5% de aprovação do município
- 90,5% dos turistas e visitantes pernambucanos

OUTROS NÚMEROS DO CARNAVAL DO PAPANGU 2026
- Mais de 6,3 milhões de visualizações nas redes sociais
- Mais de 300 mil contas alcançadas
- Mais de 10 mil acessos ao site oficial
- Mais de 48 horas de transmissão ao vivo (pelos canais oficiais)
- Mais de 55 milhões de telespectadores (transmissão ao vivo)
- Mais de 70 telas e painéis de led no Recife e Região Metropolitana com publicidade do Carnaval do Papangu
TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu – GECOM/PMB.
FOTOS: Antônio Santos / Danyel David / Joelma Silva / Paulo César e Victória Gomes – GECOM/PMB.
FOTOS AÉREAS: Jefferson Nascimento – GECOM/PMB.




