terça-feira, 25 de novembro de 2025

Mais dois nomes consagrados da cultura nordestina confirmaram presença no 1º Festival Mestre J. Borges, que será realizado em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, entre os dias 18 a 21 de dezembro de 2025. O Patrimônio Vivo de Pernambuco, compositor, músico e poeta caruaruense, Onildo Almeida, e o cantor, compositor e sanfoneiro Joquinha Gonzaga (sobrinho de Luiz Gonzaga) são artistas confirmados para o evento.
Compositor da eternizada e tão memorável música “A Feira de Caruaru”, Onildo Almeida é sinônimo de cultura e tradição nordestina, especialmente com composições gravadas por nomes como Gilberto Gil, Jorge de Altinho, Falcão, Flávio José, Dominguinhos e o inesquecível Luiz Gonzaga. Gravada em 1957, na voz do saudoso Rei do Baião,“A Feira de Caruaru” vendeu mais de 100 mil cópias e tornou-se o primeiro grande recorde musical do Nordeste brasileiro.
Onildo Almeida nasceu em 13 de agosto de 1928, em Caruaru, e tem em sua trajetória mais de 540 canções compostas e um legado musical que ultrapassa gerações inteiras. Sua obra é conhecida em mais de 30 países, entre os quais estão Estados Unidos, Japão e Suíça. É autor dos álbuns “A Feira de Caruaru Nº 2” (1957), “Casamento Antigo” (1957) e “Zé Dantas e Vaquejada” (1962).

Nascido João Januário Maciel, em 01 de abril de 1952, no Rio de Janeiro, Joquinha Gonzaga, sobrinho do Rei do Baião (Luiz Gonzaga), ganhou sua primeira sanfona aos 12 anos de idade e, por nascer em uma família de músicos, desde cedo se apaixonou pela cultura nordestina. Filho do casal Raimunda Gonzaga (Dona Muniz, segunda irmã de Luiz Gonzaga), e de Seu João Francisco Maciel, Joquinha começou tocando em festas no RJ.
Depois, viajando pelo país inteiro, principalmente no Nordeste, consagrou-se como sanfoneiro e construiu sua trajetória musical. Em 1986 gravou seu primeiro disco, intitulado de “Forró Cheiro e Chamego”, daí por diante, coleciona sucessos inesquecíveis que rememoram a vida e obra do eterno mestre Luiz Gonzaga. Em 1998 participou de um tributo ao Rei do Baião, em Nova Iorque, para um público de mais de 10 mil pessoas.
É importante lembrar que a programação completa do 1º Festival Mestre J. Borges será divulgada na primeira semana de dezembro, com os dias, horários e respectivos polos culturais. As informações sobre o festival podem ser acompanhadas pelo perfil no Instagram oficial do evento em @festivaljborges.
TEXTO: Izaias Néu – Jornalista.
FOTOS: Reprodução/Internet.




