segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Nesta segunda-feira, dia 29 de setembro de 2025, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou uma reunião solene em homenagem aos 40 anos da Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (ANBEJ). A cerimônia, proposta pelo deputado estadual Joãozinho Tenório, reuniu autoridades, pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ex-bolsistas e o Cônsul-Geral do Japão no Recife, reforçando os laços diplomáticos e culturais entre Brasil e Japão.
“A ANBEJ representa muito para Pernambuco e mais 7 (sete) estados do Nordeste. Posso afirmar que durante seus anos de existência é o que há de mais valioso na diplomacia cidadã. São quatro décadas de dedicação à educação, à ciência e à cultura. Essa homenagem é um reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento humano e institucional do nosso estado”, destacou o deputado Joãozinho Tenório.
O presidente da ANBEJ, Wendes Oliveira, ressaltou o papel técnico e estratégico da entidade. “A ANBEJ é formada por profissionais de múltiplas áreas — engenheiros, médicos, administradores, biólogos, educadores, cientistas sociais — que vivenciaram experiências acadêmicas e técnicas no Japão. Essa vivência gerou uma rede de conhecimento aplicada à pesquisa científica, à inovação tecnológica e à formulação de políticas públicas baseadas em evidências. Somos um vetor de transformação regional, conectando o Nordeste à excelência japonesa em ciência e cultura. Afirmo com convicção que essa rede de conhecimento é um ativo estratégico para o desenvolvimento regional e nacional”, destacou.
Além de sua atuação institucional, a ANBEJ é também criadora e realizadora da Feira Japonesa do Recife, que há 29 anos movimenta o Recife Antigo com uma programação rica em gastronomia, arte e tradição. O evento atraiu mais de 35 mil visitantes na última edição, sendo hoje um dos maiores do Brasil dedicados à cultura japonesa.
TEXTO/FOTOS: Assessoria da ANBEJ.