quinta-feira, 04 de dezembro de 2025

O levantamento estatístico da produção agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2024, mantém o município de Bezerros, no Agreste pernambucano, como o maior produtor de tomate do Estado, com mais de 64 mil toneladas produzidas. No ranking, Bezerros figura ainda como o 2º do Nordeste e o 8º do Brasil em desempenho de produção, com uma área plantada de aproximadamente 800 hectares e área colhida de mais de 720 hectares.
Ainda segundo os dados do IBGE, o rendimento médio é de cerca de 90 mil quilos por hectare. O pódio segue com Camocim de São Félix (2º lugar), Santa Cruz (3º lugar), Ibimirim (4º lugar) e Inajá (5º lugar). Bezerros também se destaca na produção milho, batata doce, fava, mandioca e feijão. Em comparação com o ano anterior (2023), o município passou de 39.600 toneladas para mais de 64.800 toneladas. Um crescimento de 63,6% (equivalente a 25.200 toneladas).

Em nível Brasil, o município está na 8ª posição do ranking, atrás apenas dos municípios de Cristalina – GO (1º lugar), Silvânia – GO (2º lugar), Morrinhos – GO (3º lugar), Itapeva – SP (4º lugar), Piracanjuba – GO (5º lugar), Ibicoara – BA (6º lugar) e Jaíba – MG (7º lugar). Fica na frente das cidades de Guaíra – SP (9º lugar) e Vianópolis – GO (10º lugar). Bezerros também se destaca na produção de banana, goiaba, laranja e maracujá, entre outras culturas cultivadas como leguminosas.
Em Pernambuco, a cidade ocupa a 9ª posição tanto como maior produtora de batata doce quanto de laranja. Fica ainda em 13º lugar na produção de maracujá e 21º lugar com goiaba. O ranking conta ainda mandioca (46º lugar), fava (50º lugar), milho (57º lugar), feijão (68º lugar) e banana (77º lugar). É importante lembrar que a Prefeitura de Bezerros desenvolve um trabalho de orientação e assistência técnica aos agricultores e produtores rurais do município ao longo de todo o ano.
TEXTO: Gabriel Galvão – GECOM/PMB.
FOTOS: Arquivo GECOM/PMB.




