sexta-feira, 28 de novembro de 2025


O cantor, compositor e sanfoneiro paraibano Everardo Bezerra da Silva, consagrado musicalmente como “Novinho da Paraíba” é mais um artista com participação especial confirmada no 1º Festival Mestre J. Borges, que será realizado entre os dias 18 a 21 de dezembro deste ano em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. Com mais de 40 anos de carreira e autodidata na profissão, o artista é referência no forró tradicional e autor de inúmeros sucessos musicais. 

No repertório de Novinho da Paraíba estão composições como “Estrela Cadente” e “Nem Olhou pra Mim”, composições feitas ao lado do poeta Petrúcio Amorim. O artista também compôs “Solidão no Peito”, entre outras tantas canções populares que tornaram-se sucesso em todo o Nordeste brasileiro. O cantor nasceu no Sítio Riacho, na zona rural de Monteiro, na Paraíba e já aos cinco anos de idade, Novinho passou a conviver com uma pequena sanfona de oito baixos que seu padrinho havia deixado em sua casa.

Sozinho, sem ajuda de ninguém, foi aprendendo a harmonizar as notas musicais de forma completamente autodidata. Quando o padrinho veio buscar o instrumento na casa de seus pais, o futuro artista demonstrou um ar de tristeza pela perda do que seria (para ele) o inseparável companheiro. O padrinho, emocionado com a dedicação do menino, lhe deu a sanfona de presente. Daquele dia em diante, ele nunca mais se separou dela. Nas feiras livres, junto com o pai, aprendeu às raízes do forró, do xaxado e do baião. 

O cantor paraibano ultrapassou a marca de 1 milhão de discos vendidos e é reconhecido pela humildade e carisma. Possui um estilo único que combina tradição e modernidade num só repertório. Sua autenticidade e inovação na era digital faz o artista se consolidar como um dos maiores nomes do forró nordestino e brasileiro, sendo referência para as novas gerações de músicos do país. 

TEXTO: Izaias Néu – Jornalista.

FOTO: Reprodução/Internet.