segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Acompanhada pelos deputados Joãozinho Tenório (estadual) e Mendonça Filho (federal), a prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino prestigiou às celebrações alusivas aos 220 anos da Igreja Matriz de São José. Uma missa presidida pelo Bispo Diocesano de Caruaru, Dom José Ruy Lopes, foi celebrada ao lado da Matriz. Mais cedo, uma procissão, saindo da Prefeitura, com a imagem do Padroeiro do município percorreu o centro da cidade até o local da Santa Missa.
Também estiveram presentes os vereadores Carlos Eduardo (Eduardo), Lindineide Bezerra (Tatai), Roberto Bezerra (Dinda), José Antônio Monteiro (Zé Antônio) e Edvaldo Correia (Adé). Além de secretários municipais, servidores públicos, membros da Igreja Católica, Banda Marcial Zenóbio Torres e população em geral. A missa de ontem, sexta-feira (21), foi celebrada pelo Bispo Emérito de Nazaré da Mata, Dom Severino Batista de França. Já na quinta, foi o Monsenhor Olivaldo Pereira (diretor do Colégio Diocesano de Caruaru) quem conduziu à Santa Missa.

As comemorações pelos 220 anos da fundação da Igreja Matriz de São José tiveram início na última quinta-feira (20) e seguiram até esse sábado (22), com missas, adoração ao Santíssimo Sacramento, Primeira Eucaristia, procissão, visitação à imagem de São José, corte simbólico do bolo, quermesse, entre outras atividades religiosas. Uma missa também foi realizada na sede da Prefeitura como forma de agradecimento pela conquista dos recursos para requalificação do telhado da Matriz.
Fundada em 1805, a Igreja Matriz de São José é um templo de fé e devoção que fica no coração da cidade e representa à força do povo bezerrense. O monumento constitui-se em um dos mais importantes marcos históricos, culturais e religiosos do interior, tendo traços da arquitetura colonial, com altar de influência barroca. A Matriz pertence à Diocese de Caruaru e é administrada pela Paróquia de São José. O prédio é tombado pelo Decreto de Homologação Nº 10.715, de 09 de setembro de 1985, e registro no Conselho Estadual de Cultura sob o Nº 82, Livro de Tombo II, fl. 09.

Recentemente, o espaço foi interditado por questões estruturais no telhado. Após visitas técnicas e estudos preliminares, identificou-se a necessidade de uma reforma estrutural para garantir mais segurança, conforto e comodidade aos fiéis, turistas e visitantes. Um esforço conjunto entre o deputado federal Mendonça Filho e o deputado estadual Joãozinho Tenório, com articulação da prefeita Lucielle Laurentino e da governadora Raquel Lyra, assegurou os recursos necessários para reforma e restauração do telhado.
A iniciativa foi viabilizada por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), visto que a Matriz é patrimônio cultural do Estado. Toda e qualquer intervenção só pode ser feita com aprovação do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que dá o aval do projeto técnico e direciona os recursos necessários para a garantia da preservação e restauração do espaço.
TEXTO: Izaias Néu – Jornalista.
FOTO: Thiago Fagner – Fotógrafo.




