sábado, 22 de novembro de 2025


O compositor, cantor, poeta e sanfoneiro José Amazan Silva, consagrado artisticamente como Amazan, confirmou participação especial no 1° Festival Mestre J. Borges, que será realizado em Bezerros, no Agreste, entre os dias 18 a 21 de dezembro deste ano. O artista, que é natural de Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte, tem mais de 50 composições gravadas e chega para somar com clássicas poesias no festival que homenageia o saudoso mestre xilogravurista e cordelista bezerrense J. Borges. 

Amazan tem uma trajetória musical e cultural riquíssima e que traduz a essência do povo nordestino. Lançou seu primeiro LP em 1989, intitulado “Naturalmente”, e de lá pra cá coleciona sucessos gravados e regravados pelo país inteiro. Seu primeiro cordel foi escrito quando Amazan tinha por volta dos 12 anos de idade. Também é autor de livros e amante do autêntico forró nordestino, principalmente na preservação das raízes culturais que projetaram o artista para além de seu estado. 

É casado, pai de oito filhos e também atua como empresário (dono da Fábrica de Acordeons Leticce) desde 2003. Já participou de programas de rádio e televisão pelo Brasil, fez campanhas publicitárias, e sempre destacou a riqueza artística e cultural do Nordeste brasileiro. Ao tomar conhecimento sobre a homenagem ao eterno ícone J. Borges, expoente da xilogravura e do cordel, Amazan fez questão de confirmar presença no festival. 

A data, horário e local de participação do artista, bem como a programação completa do festival, serão divulgados oficialmente nas próximas semanas. Mais informações sobre o 1° Festival Mestre J. Borges podem ser acompanhadas pelo perfil no Instagram @festivaljborges. 

TEXTO: Izaias Néu – Jornalista.

FOTO: Reprodução/Internet.