segunda-feira, 17 de novembro de 2025


O 1° Festival Mestre J. Borges vai ser palco da arte, cultura e tradição nordestina, principalmente no que diz respeito ao legado da vida e obra do xilogravurista e cordelista bezerrense J. Borges. E para a celebração ficar ainda mais bonita, João Suassuna, neto do saudoso Ariano Suassuna, confirmou presença no festival, que acontece entre os dias 18 a 21 de dezembro deste ano. 

Os polos serão espalhados pela cidade, com uma programação recheada de shows artísticos, com artistas locais e regionais, exposições, oficinas culturais, feira de artesanato, concursos de xilogravura e cordel, entre outras atividades. A programação, que será divulgada em breve, também conta com convidados especiais e momentos que reforçarão ainda mais o trabalho do saudoso e eterno poeta brasileiro. 

Entre as presenças já confirmadas, está João Suassuna, que é o neto mais velho de Ariano. Ele se fará presente no evento, trazendo sua aula-espetáculo “Na trilha do Mestre”, para o festival. João é advogado, historiador e curador cultural e já participou de inúmeros eventos relacionados à obra do seu avô, que também foi professor, cineasta, historiador e romancista. 

Tanto a população bezerrense quanto os turistas e visitantes terão acesso a informações que contam um pouco mais sobre a trajetória de vida e arte do Mestre J. Borges, possibilitando uma imersão no legado de um dos maiores artistas da cultura brasileira e mundial. O festival é uma realização da Cenarium Produções, em parceria com o Memorial J. Borges. 

TEXTO: Izaias Néu – Jornalista.

ARTE: Renato Luiz – Produtor Cultural.