terça-feira, 11 de novembro de 2025


Um esforço conjunto entre o deputado federal Mendonça Filho e o deputado estadual Joãozinho Tenório, com articulação da prefeita Lucielle Laurentino e da governadora Raquel Lyra, assegurou os recursos necessários para reforma e restauração do telhado da Igreja Matriz de São José, em Bezerros, no Agreste. A iniciativa foi viabilizada por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), visto que a Matriz é patrimônio cultural do Estado. 

Monumento de fé e devoção, no coração da cidade, a bicentenária Igreja Matriz de São José, que deu origem ao povoado e tornou-se símbolo do povo bezerrense, recentemente foi interditada por questões estruturais no telhado. Após visitas técnicas e estudos preliminares, identificou-se a necessidade de uma reforma estrutural para garantir mais segurança, conforto e comodidade aos fiéis, turistas e visitantes. A matriz de São José tem 220 anos desde sua fundação em 1805. 

Após reuniões realizadas com com o secretariado municipal, com os deputados do município e com o pároco da Matriz de São José, Padre David Raphael, além de acesso ao projeto técnico, foi articulada a tão esperada reforma do templo religioso e cultural. A Fundarpe, a partir dos recursos assegurados por Mendonça e Joãozinho, dará continuidade ao processo de reparo e restauração da igreja que simboliza a união e força da Comunidade Católica e do povo bezerrense. 

Como o imóvel é um prédio tombado, toda e qualquer intervenção só pode ser feita com aprovação do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que dá o aval do projeto técnico e direciona os recursos necessários para a garantia da preservação e restauração do espaço. A conquista dos recursos foi comemorada pelo Padre David Raphael, pelos deputados e pela prefeita Lucielle Laurentino. 

>>INTERDIÇÃO

A Matriz de São José foi interditada em setembro deste ano devido aos danos estruturais no telhado que, segundo órgãos especializados, oferece risco de desabamento. Por medida de segurança, a Matriz, em alinhamento com a Diocese de Caruaru, optou por isolar o acesso dos fiéis e visitantes, enquanto o espaço passa por requalificação. Vale lembrar que são mais de 200 anos de existência e, por isso, imperfeições foram identificadas. 

>>IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ

Erguida em 1805, a Igreja Matriz de São José completa 220 anos de fundação em novembro de 2025. O templo constitui-se em um dos mais importantes marcos históricos, culturais e religiosos do interior, tendo traços da arquitetura colonial, com altar de influência barroca. O prédio é tombado pelo Decreto de Homologação Nº 10.715, de 09 de setembro de 1985, e registro no Conselho Estadual de Cultura sob o Nº 82, Livro de Tombo II, fl. 09. A Matriz pertence à Diocese de Caruaru e é administrada pela Paróquia de São José.

TEXTO: Izaias Néu – Jornalista.

FOTO: Joelma Silva – GECOM/PMB.