quinta-feira, 02 de outubro de 2025


A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha está promovendo o 2° Concurso de Desenho e o I° Concurso de Vídeo “Tubarão não é vilão!”, para estudantes da rede pública e privada, bem como ao público em geral, residente em Pernambuco. A iniciativa, do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT), presidido pela pasta, tem o objetivo de debater a importância da conservação marinha, segurança aquática e a prevenção de incidentes com tubarões. 

Para o desenho, são duas categorias: Infantil (05 a 12 anos) e Juvenil (13 a 17 anos). Para vídeo, a categoria é Adulto (acima de 18 anos). A divulgação oficial ocorrerá no dia 17 de outubro, durante o encerramento do III Seminário de Monitoramento de Incidentes com Tubarões em Pernambuco. As inscrições são gratuitas e estão abertas entre 29 de setembro e 10 de outubro, pelo formulário eletrônico divulgado no perfil oficial da Secretaria (@meioambientepe) e pelo site: www.semas.pe.gov.br. O edital também está disponível neste link.

“A nossa expectativa é que os estudantes da rede estadual de Pernambuco participem ativamente do concurso “Tubarão não é Vilão” e reflitam sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, especialmente de proteger a biodiversidade marinha”, pontuou o secretário de Educação, Gilson Monteiro. O secretário de Meio Ambiente e presidente do CEMIT, Daniel Coelho, informou que a iniciativa tem a proposta de integrar a sociedade e os alunos sobre a importância da conservação marinha e prevenção de incidentes. “Esse concurso tem a proposta de, de forma lúdica, despertar a criatividade e um outro olhar sobre a temática. É desmistificar essa visão que o tubarão é vilão, mostrando a sua importância no ecossistema e que podemos ter uma convivência mais harmônica”, afirmou.

TEXTO: Tiago Brito – Assessoria de Imprensa.

FOTO: Tarciso Augusto.