segunda-feira, 14 de julho de 2025


Porta-voz da população no jornalismo do interior pernambucano, o jornalista, radialista e repórter Rinaldo Luiz, atualmente vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Bezerros, no Agreste, participou do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), na sede da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), entre os dias 10 a 13 deste mês. 

Foram dias de uma rica oportunidade de ampliar nossos conhecimentos, tanto como jornalista e radialista quanto parlamentar. Quem me conhece sabe que sou um incansável defensor da população, principalmente daqueles que mais precisam ter vez e voz, na luta por um futuro melhor e mais digno. Não meço esforços para estar sempre me qualificando e buscando mais aprendizado e inovação para nosso município e nosso mandato como um todo, destacou Rinaldo Luiz. 

No evento, considerado o maior encontro de jornalistas do país, o profissional participou de uma série de discussões sobre as mudanças políticas, sociais e tecnológicas que impactam a imprensa, seus profissionais e a democracia como um todo, bem como métodos inovadores de investigação e fiscalização do dinheiro público e da atuação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. 

Também no congresso, Rinaldo debateu com profissionais de referência nacional e internacional sobre os desafios da profissão em tempos de transformações políticas, econômicas e sociais, principalmente no âmbito local, regional, nacional e mundial. Ao todo, o encontro contou com mais de 100 palestras, debates e treinamentos distribuídos em trilhas temáticas, conforme foco e atuação dos participantes. 

É uma honra e orgulho ter feito parte de um momento tão significativo de aprendizagem e conhecimento igual ao que foi oferecido pela Abraji. Sei o quão cada experiência compartilhada contribui para que possamos cuidar ainda mais das pessoas em nossa cidade. Bezerros é vitrine para o Brasil e o mundo e ter participado do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é a prova de que, com a força do povo, podemos conquistar o mundo, concluiu o jornalista. 

>>ABRAJI

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2002, com o intuito de melhorar a qualidade do jornalismo brasileiro. A Abraji tem como pilares a proteção da liberdade de expressão, a garantia do direito de acesso a informações públicas e a formação profissional de jornalistas. 

TEXTO/FOTOS: Via Assessoria de Imprensa.