terça-feira, 01 de abril de 2025
Nesta quarta e quinta-feira, dias 02 e 03 de abril, Recife recebe a edição Nordeste do Seminário Regional de Avaliação do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O evento gratuito ocorrerá no Hotel Transamérica, em Boa Viagem, com a parceria da Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE), da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (Cedca-PE).
Promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), junto a Universidade Federal Rural de Pernambuco/Escola de Conselhos de Pernambuco, o Sinase tem como público alvo autoridades, representantes e pesquisadores do sistema socioeducativo, de todo o país, que busquem promover soluções que agreguem ao aprimoramento do Plano.
Pernambuco tem desempenhado um papel estratégico no cenário nacional, fruto de uma gestão comprometida com a socioeducação e a transformação social. Esse diferencial foi essencial para a escolha do estado como sede do evento na região Nordeste. “A troca de experiências entre os profissionais envolvidos com o sistema socioeducativo é essencial para que a construção de políticas públicas sejam feitas com o objetivo de alcançar resultados sólidos e eficazes. Proporcionar aos jovens um retorno social seguro e responsável é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, que podem agregar valor à sociedade”, frisa a secretária da Criança e da Juventude de Pernambuco, Yanne Teles.
O Plano Nacional do Sistema Socioeducativo é um documento que orienta a execução do sistema de atendimento socioeducativo em todo o Brasil. Para a presidente da Funase, Raissa Braga, apesar dos avanços significativos no sistema socioeducativo do estado, o caminho é contínuo e há sempre mais a aprender. “A escolha de Pernambuco para sediar este seminário é um reflexo desse esforço coletivo. Estamos evoluindo constantemente, com foco no diálogo e na escuta das necessidades locais para aperfeiçoar nossas políticas públicas”, destaca Raissa.
O Seminário dará continuidade ao processo de avaliação e revisão do Plano, iniciado em 2024, com base nas escutas ativas realizadas com adolescentes, suas famílias e participantes dos seminários estaduais. A edição será um espaço estratégico para discutir os desafios, avanços e contribuições do Nordeste na construção de um sistema socioeducativo ainda mais eficaz.
TEXTO: Assessoria de Imprensa.
FOTO: Divulgação.