quarta-feira, 02 de outubro de 2024


Uma nova pesquisa eleitoral do Instituto Revista Total foi suspensa pela Justiça Eleitoral de Bezerros, no Agreste pernambucano, por apresentar irregularidades. O juiz da 35ª Zona Eleitoral de Pernambuco, Dr. Murilo Borges Koerich, acatou o pedido feito pela Coligação “Bezerros no Rumo Certo”, formada pelos partidos União Brasil, PSD, PL, PRD, Podemos e Federação PSDB-CIDADANIA. O novo levantamento eleitoral tinha previsão de divulgação para esta quinta-feira, dia 03 de outubro de 2024. 

Segundo a nova liminar da Justiça Eleitoral, a nova pesquisa, também realizada pela Editora e Gráfica Total Nordeste LTDA, em nome do Instituto Revista Total, “trata-se da mesma pesquisa já suspenso nos autos Nº 453-18.2024, apenas com uma nova roupagem, com todas as mesmas irregularidades, tudo como forma de tentar burlar a liminar concedida naqueles autos, estendo os efeitos da liminar concedida naquele feito, determinando a suspensão de divulgação de quaisquer dados da pesquisa PE-06879/2024, vedada a publicação dos resultados em qualquer meio, inclusive Instagram, Facebook, Whatsapp e seus grupos, sob pena de multa de R$ 200.000,00, de forma individual, tanto ao contratante quanto ao contratado, inclusive para terceiros que obtiverem os resultados e publicarem os mesmos”

Conforme decisão anterior, o levantamento apresenta irregularidades como questionário tendencioso e sem nexo de causalidade, gerando um desequilíbrio no pleito eleitoral, uma vez que a pesquisa beneficia alguns candidatos em detrimento de outros. Também há divergência nos dados estatísticos apresentados e os dados oficiais do TSE 2024, no que diz respeito à faixa etária e escolaridade do eleitorado, ferindo o Artigo 33, Inciso IV, da Lei Eleitoral e o Artigo 2º, Inciso IV da Resolução do TSE Nº 23.600/2019.

Vale lembrar que a última pesquisa oficial, divulgada pelo Instituto DataTrends, no dia 21/09/2024, mostrou a prefeita Lucielle Laurentino (UB) liderando com ampla vantagem a disputa pela reeleição da Prefeitura de Bezerros. No levantamento espontâneo, Lucielle apareceu com 53% das intenções de voto, contra 13% de Neto de Valmir e 2% de Erinaldo da Gráfica. Não soube/não respondeu 32%.

Já na estimulada, Lucielle Laurentino subiu para 70%, seguida por Neto de Valmir com 18% e Erinaldo da Gráfica com 3%. Brancos e nulos 1%. Não soube/não respondeu 8%. Em votos válidos, Lucielle Laurentino obteve 77%, contra Neto de Valmir 20% e Erinaldo da Gráfica 3%. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o eleitorado atual de Bezerros, conforme , é de 47.852 eleitores.

DA REDAÇÃO.