quinta-feira, 15 de agosto de 2024
A saúde mental dos universitários é uma preocupação crescente entre especialistas, especialmente em um contexto onde muitos jovens enfrentam desafios emocionais significativos durante a jornada acadêmica. O acompanhamento especializado tornou-se cada vez mais necessário para ajudar os estudantes a entender suas emoções e oferecer o suporte necessário para que concluam todas as etapas do curso superior, conquistando o tão sonhado diploma universitário.
A psicóloga Débora Andrade, responsável por acompanhar os estudantes no Programa de Orientação de Carreiras da Wyden, destaca a relevância de um acompanhamento profissional focado nos universitários: “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor, onde os estudantes possam compartilhar suas preocupações e receber o suporte necessário. Acreditamos que o bem-estar emocional é fundamental para o sucesso acadêmico e para a formação de indivíduos preparados para enfrentar os desafios do mundo atual”, explica.
A situação dos jovens “nem-nem” — aqueles que nem estudam nem trabalham — é um reflexo das dificuldades enfrentadas por muitos nessa faixa etária. Dados recentes do IBGE apontam que cerca de 23% dos jovens brasileiros estão nessa condição, refletindo não apenas a crise econômica, mas também lacunas no sistema educacional e no apoio psicológico disponível.
Neste sentido, o Programa de Orientação de Carreiras – iniciativa da Área de Carreiras da Wyden – oferece uma alternativa sólida, comprovadamente eficaz no suporte emocional e também na orientação profissional, contribuindo para que esses jovens encontrem um caminho seguro e promissor. O projeto vem se tornando um diferencial na carreira dos alunos, já que não apenas auxilia na superação de desafios emocionais, mas também no desenvolvimento de habilidades essenciais, como resiliência e gestão do estresse, e a preparação para o mercado de trabalho, o que vem trazendo muitos resultados positivos para os alunos que participam.
“Queremos que os alunos se sintam preparados para enfrentar as inevitáveis transições e desafios que surgem durante a vida universitária e além. O suporte psicológico é uma parte crucial desse processo, preparando-os para se tornarem profissionais completos e cidadãos conscientes”, reforça Reginaldo Arthus, reitor do UniToledo Wyden.
TEXTO: André Ráguine – Assessoria de Imprensa
FOTO: Divulgação.