sexta-feira, 26 de julho de 2024
Comemorado neste sábado (27/07), o Dia do Motociclista homenageia quem transita nas cidades sobre duas rodas. Em alusão a data, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio do Comitê Estadual de Prevenção à Acidentes de Moto (Cepam), ressalta os cuidados no trânsito e na na pilotagem com segurança de motocicletas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem no mundo em decorrência de acidentes de trânsito. O excesso de velocidade, o desrespeito às leis, além da ausência de habilitação e a falta de manutenção das motocicletas são algumas das inúmeras causas de acidentes.
O descuido na condução das motos gera o alto número de sinistros e mortes em Pernambuco. Em 2023, por meio do departamento de Vigilância de Acidentes e Violência, a SES-PE identificou 31.280 notificações de vítimas de acidentes de moto, número que representa 74,6% dos acidentes de transporte terrestre em Pernambuco.
Além dos danos às vítimas, vale salientar o emprego de recursos financeiros por parte do Sistema Único de Saúde (SUS) no suporte às vítimas dos acidentes. Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2020, um acidente grave que envolva uma vítima havia o custo de R$ 125.133,91 aos cofres públicos.
Em 2021, a resolução nº 74/299 foi adotada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou uma década de ações pela segurança no trânsito, iniciando em 2021 e finalizando em 2030. A meta é reduzir as mortes e lesões no trânsito em pelo menos 50% dentro do período.
A coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção à Acidentes de Moto (Cepam), Jackeline Diniz, ressalta a importância de manter os cuidados além da data comemorativa. “O motociclista precisa manter a consciência do cuidado alheio e de si próprio, com a certeza que irá voltar em segurança para sua casa. Vislumbrando a promoção da vida e a prevenção de acidentes é preciso seguir as regras impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para que os sinistros sejam minimizados. Nunca devemos esquecer que álcool e direção não combinam”, destaca Jackeline.
CEPAM e OLS: O CEPAM e Operação Lei Seca (OLS) são políticas da SES-PE que atuam na promoção de saúde desde 2011 e têm como objetivo fundamental realizar ações de avaliação, educação e fiscalização relacionadas às vítimas de acidentes de moto.
Em parceria direta com o departamento de Vigilância de Acidentes e Violência da SES-PE. atuam a partir de indicadores bimestrais e realização suas atividades de acordo com as áreas quentes com maior índice de vítimas de acidentes no estado, além de promover ações educativas, fóruns de discussão e integração com os órgãos de trânsito do estado.
Em 2024, até o mês de maio, a Operação Lei Seca realizou 1.057 blitz, que contabilizaram 191.869 abordagens. Em 2023, foram realizadas 2.401 blitz, totalizando 329.961 abordagens ao longo do ano.
TEXTO: Assessoria de Imprensa.
FOTO: Divulgação/Reprodução internet.