terça-feira, 23 de julho de 2024


Visando descentralizar os diálogos sobre temas prioritários para comunidades locais e ampliar vozes das lideranças das juventudes nordestinas, a Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE), em parceria com a SaferNet Brasil e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), promove o evento “Diálogos Regionais da Youth20 (Y20) em Pernambuco”. O encontro será realizado no dia 25 de julho, no Espaço Mandaru da Aldeia Pedra D’água, território Indígena Xukuru do Ororubá, em Pesqueira, Agreste do Estado, a partir das 9h.

O Youth20, grupo oficial de engajamento das juventudes do G20, que pela primeira vez na história contará com a liderança do Brasil, pretende ampliar a participação e a escuta ativa de jovens líderes de comunidades locais, elementos essenciais para orientar os rumos que as políticas públicas devem tomar em escala global. Nesta proposta inclusiva, serão debatidos cinco temas prioritários durante o encontro: combate à fome, pobreza e desigualdade; mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global; inclusão e diversidade; e inovação e futuro do mundo do trabalho.

Durante os dias 05 e 17 de julho ocorreram encontros virtuais onde 40 jovens líderes foram selecionados para expor suas ideias e debater sobre os temas mencionados durante o encontro principal do Y20, que irá contar com a presença de facilitadores e especialistas nas respectivas áreas temáticas, além do Secretário Estadual da Criança e Juventude, Ismênio Bezerra. Segundo o gestor, o encontro representa um marco importante para a valorização da participação jovem na formulação de políticas públicas. “Ao promovermos esses diálogos, estamos não apenas descentralizando a discussão em torno destes temas, mas também valorizando os saberes ancestrais e as perspectivas únicas das nossas comunidades locais. Acreditamos que a inclusão dessas vozes é fundamental para a construção de políticas públicas mais justas e equitativas que reflitam as necessidades e aspirações dos jovens nordestinos”, ressalta.

Para o chefe do Programa de Adolescentes e Jovens do UNICEF no Brasil, Mário Volpi, a participação de adolescentes e jovens na definição de políticas públicas é um direito e uma necessidade para garantir um desenvolvimento sustentável e uma democracia fortalecida. “A experiência do UNICEF com os núcleos de cidadania de adolescentes nos quase dois mil municípios do Nordeste e da Amazônia confirma a importância da participação local como ponto de partida dos processos que vão, progressivamente, formando novas lideranças, abrindo espaços nas políticas estaduais e nacionais até chegar às articulações internacionais entre os países, como a da mobilização de jovens (Y20) no G20”, afirma.

Também são parceiros da SCJ-PE nesta iniciativa, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social (Asserte), a Prefeitura de Pesqueira, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Visão Mundial, a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Co.liga, e a ONG Safernet. “O Youth 20 (Y20) é um dos grupos de engajamento social do G20 que reúne jovens líderes de países membros para discutir e negociar sobre temas importantes, com o objetivo de incluir as vozes dos jovens nas decisões de alto nível do G20”, destacou o assistente de projetos da Safernet Brasil, Gustavo Barreto.

TEXTO: Assessoria de Imprensa.

Foto: Surama Negromonte/SCJ-PE.