quinta-feira, 11 de julho de 2024
Iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de estimular e reconhecer avanços positivos na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, o Selo Unicef certifica os municípios brasileiros que priorizam às políticas públicas voltadas ao apoio, capacitação, suporte técnico e monitoramento dos indicadores sociais na promoção da infância e juventude.
Sem a certificação desde 2017, o município de Bezerros, no Agreste pernambucano, conseguiu atender todos os critérios e etapas para reconquista do Selo Unicef, a partir da implantação e fortalecimento da rede de assistência médica, planejamento nutritivo, acompanhamento escolar, inclusão social e uma série de ações que possibilitam a formação de um cidadão com condições dignas de crescer saudável e capaz.
Dentre as atividades desenvolvidas estão a realização de fóruns comunitários, articulação intersetorial, lives, cursos de formação, participação na plataforma 1 Milhão de Oportunidades, ações junto ao Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), CRAS integrado, LDO e SUAS, campanhas de combate à violência, escuta protegida, eleições do Conselho Tutelar, campanhas de vacinação, Semana do Bebê, entre outras.
Importante destacar que Bezerros está na lista “Carimba que é Top” e “Articulação Nota 10”, como um dos municípios pernambucanos destaque na atuação da edição 2021/2024 do Selo Unicef. A cidade foi certificada nas edições 2007 – 2008, 2009 – 2012, 2013 – 2016. Perdeu a certificação 2017 – 2020 e, atualmente, busca a reconquista do Selo na edição 2021 – 2024.
TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Arquivo – GECOM/PMB.