quarta-feira, 12 de junho de 2024
A prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino, recebeu, nesta quarta-feira (12), o Prêmio “Prefeita Amiga da Criança”, em reconhecimento e certificação do fortalecimento e qualificação das políticas públicas em prol das crianças e adolescentes do município. A premiação foi entregue durante cerimônia realizada na Câmara dos Deputados em Brasília, com a presença da gestora bezerrense e das secretárias municipais de Administração e Inovação, Bianca Sabrina, e de Cidadania, Daylma Lima.
“Em nome da população bezerrense, especialmente das nossas crianças e adolescentes conquistamos a premiação da Fundação Abrinq, que reconhece nosso trabalho de forma significativa na garantia de políticas públicas que cuidem da Primeira Infância. Receber esse prêmio significa dizer que Bezerros é destaque nacional, entre as 100 cidades brasileiras, na proteção da infância e juventude. Seguimos firmes na transformação de vidas e na construção de um futuro melhor para nossa gente, pois é o cidadão bezerrense a razão do nosso trabalho diário”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.
O Programa “Prefeitura Amiga da Criança”, criado em 1966 pela Fundação Abrinq, tem como princípios básicos a construção de mecanismos de enfrentamento e combate ao trabalho infantil, com ênfase na infância e adolescência, avaliando a prioridade de ação de cada cidade brasileira e o comprometimento dos gestores municipais na garantia de direitos recomendados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
De acordo com a Fundação Abrinq, mais de 10 mil prefeitos e prefeitas, de todos os estados brasileiros, participaram do programa ao longo dos últimos anos, sendo que 698 prefeitos (as) de 459 municípios foram premiados. Na 7ª edição (gestão 2021-2024), realizada nesta quarta-feira, dia 12 de junho, data na qual é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a Fundação premiou os 100 prefeitos e prefeitas mais atuantes no tema.
“O Programa Prefeito Amigo da Criança reforça a vitalidade da colaboração entre as gestões municipais e a sociedade civil na promoção de um presente e um futuro mais promissores para as crianças e os adolescentes no Brasil”, enfatizou Victor Graça, superintendente da Fundação Abrinq. No total, foram 58 prefeitos do Nordeste, 22 do Sudeste, 10 do Sul, 8 do Norte e 2 da região Centro-Oeste. Além disso, cinco municípios, um de cada região do país, cujos gestores superaram as expectativas nos resultados alcançados, foram reconhecidos como Destaques Nacionais.
“Gratidão aos servidores municipais envolvidos na missão de cuidar do futuro de nossas crianças e adolescentes e a cada pessoa que nos inspira a sempre fazer mais, melhor e diferente. Essa conquista é de cada um que confia e acredita no nosso compromisso de impactar e transformar a vida do povo bezerrense. Que nossas crianças e adolescentes cresçam enxergando em si o poder de mudar suas próprias vidas e a realidade do seu município, estado, país e até o mundo”, concluiu a gestora bezerrense, Lucielle Laurentino.
TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTOS: Assessoria Especial.