quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Ícone da cultura bezerrense, pernambucana e brasileira e símbolo de um legado que atravessa gerações, o mestre xilogravurista e cordelista J. Borges será homenageado com a realização do 1º Festival Mestre J. Borges em Bezerros, no Agreste do Estado. O evento será realizado entre os dias 18 a 21 de dezembro de 2025, com uma vasta programação cultural, convidados especiais e duas entregas que reforçarão ainda mais o trabalho do saudoso e eterno poeta brasileiro. O festival é uma realização da Cenarium Produções, em parceria com o Memorial J. Borges.
O Festival Mestre J. Borges tem como objetivo homenagear o artista bezerrense que levou o nome do município para os quatro cantos do Brasil e do mundo, por meio de sua obra, e também promover a difusão cultural do seu legado, bem como fomentar à cultura, turismo e desenvolvimento local. A programação contempla quatro dias, dentre os quais a data que marca o nascimento do artista, dia 20 de dezembro.
Serão promovidos shows artísticos com artistas locais e regionais, exposições, oficinas culturais, feira de artesanato, concursos de xilogravura e cordel, visitas guiadas, lançamento de livro, inauguração do museu, entre outras atividades. A população bezerrense e os turistas e visitantes terão sete polos com programação cultural e informações sobre a trajetória de vida e arte do Mestre J. Borges, possibilitando uma imersão no legado de um dos maiores artistas da cultura brasileira e mundial.

Além de preservar e valorizar o patrimônio cultural de Bezerros, de Pernambuco e do Brasil, o festival também vai proporcionar um espaço de aprendizado, troca de conhecimentos e imersão cultural para toda comunidade, especialmente os amantes da xilogravura, do cordel e da poesia do saudoso Mestre J. Borges, que continua sendo referência para às novas gerações. Inclusão, acessibilidade, sustentabilidade, desenvolvimento econômico, oportunidades de empreender, conectividade cultural e disseminação de arte são pontos abordados pelo evento.
É importante lembrar que todas às atividades do festival são abertas ao público e totalmente gratuitas, incentivando a participação de pessoas de todas as idades, origens, classes sociais e gostos culturais. Os polos do evento são de fácil localização e acesso para os interessados. Todo o material gerado e produzido durante o evento será disponibilizado de forma on-line (nas mais diversas plataformas digitais), nos veículos de imprensa e nos canais oficiais do Festival Mestre J. Borges.
>>MESTRE J. BORGES
José Francisco Borges, consagrado Mestre J. Borges, nasceu na zona rural de Bezerros, no Agreste pernambucano, em 20 de dezembro de 1935. Tornou-se xilogravurista, cordelista e poeta, deixando um legado de arte, cultural e história nos quatro cantos do Brasil e do mundo. Recebeu centenas de premiações e se tornou patrimônio cultural de Pernambuco. J. Borges era considerado por Ariano Suassuna, um dos seus grandes amigos, como o melhor gravador popular do Nordeste. Mestre J. Borges faleceu em 26 de julho de 2024.
Acompanhe tudo sobre o Festival Mestre J. Borges no perfil oficial do Instagram @festivaljborges.
TEXTO: Izaias Néu – Jornalista.
FOTO/ARTE: Renato Luiz – Produtor Cultural.

 
                                    




