terça-feira, 13 de outubro de 2020


EFEITOS – Doença inflamatória crônica que afeta articulações, incluindo mãos e dos pés.

(Via Assessoria).

Dia 12 de outubro é celebrado como “Dia Mundial da Artrite Reumatoide”. A data foi criada para chamar a atenção da população em relação à doença, considerada de natureza inflamatória, crônica e progressiva.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de dois milhões de brasileiros são acometidos pela doença, em especial mulheres. A reumatologista Júlia Carone cita os principais sintomas da artrite reumatoide. “A doença pode provocar dor, rigidez e inchaço nas articulações, deformidade nos pés e mãos e desgaste nas cartilagens e nos ossos”, afirmou.

É importante destacar que fatores genéticos e ambientais também podem causar a artrite reumatoide. “Normalmente, a doença é diagnosticada por volta dos 40 anos. Vale ressaltar que a AR pode impor várias limitações para a prática de atividades simples no dia a dia”.

Considerada uma doença sistêmica, ela pode afetar outros órgãos, incluindo coração, pulmão, pele e os vasos sanguíneos. “A artrite reumatoide pode ser tratada e controlada por meio de medicamentos de uso contínuo, dieta nutricional equilibrada, exercícios físicos e fisioterapia. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas”, finalizou Carone.

>>FONTE: Via Assessoria de Imprensa / Pedro Neto.