quinta-feira, 24 de dezembro de 2020
ORIENTAÇÕES – Profissional dá dicas de alimentos e bebidas que podem ser consumidos com menos peso na consciência.

A ceia natalina, apesar da pandemia que diminuirá a quantidade de pessoas reunidas, será um momento de confraternização para as famílias que celebram o Natal, mas para aqueles que querem perder peso, os alimentos e bebidas da ceia podem se tornar uma provação. Dá para aproveitar a ceia natalina sem sentimento “de culpa’’.
A nutricionista clínica e esportiva, Mestre em educação na área da saúde e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Steffany Pontes, alerta inicialmente que não é só o que você come em duas noites, a de Natal e de réveillon, que vai fazer com que você engorde. “O fato de engordar vai estar associado ao conjunto de hábitos durante meses ou anos, e não a duas noites especiais”, explica.
Ainda segundo a profissional, “para aqueles que desejam consumir a ceia sem se preocupar com as calorias, é importante que se alimente antes de ir pra ceia, que consuma alimentos saudáveis durante o dia”.
Para aqueles que desejam uma ceia mais saudável, a nutricionista dá outras dicas importantes:
– Incluir uma salada, e elas podem ser bem variadas, com mix de folhas, salada de lentilhas, queijos mais magros, como ricota, tomate, cenoura, azeitona (em pequena quantidade);
– Podem ser feitos molhos para a salada, como o de mostarda e mel ou de iogurte caseiro, ou de maracujá. Temperar com azeite, pimenta, limão etc.;
– Quanto às carnes, sugere-se carnes com o mínimo de gordura possível, carnes mais magras, a exemplo de patinho e alcatra;
– Quanto à sobremesa, de preferência à base de frutas.
Bebidas alcoólicas
Sobre as bebidas alcoólicas, a nutricionista explica que o álcool é chamado de caloria vazia, já que não traz benefícios adicionais à saúde e tem uma quantidade elevada de calorias.
“Pessoas que querem perder peso ou com doenças crônicas devem ter um cuidado redobrado devem ter um cuidado especial com a bebida alcoólica. Das bebidas, a mais saudável é o vinho tinto, pois ele é fonte de resveratrol, que traz benefícios para o coração e para o cérebro, se consumido com moderação”, afirma a profissional.
>>FONTE: Via Assessoria de Comunicação e Imprensa / Willyberg Braga.