terça-feira, 15 de dezembro de 2020


VIRTUAL – Por meio de videoconferência, todas as entidades que compõem o Comitê debateram as ações realizadas neste ano.

(Via Assessoria).

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública, ao lado de representantes do poder público federal, estadual e demais entidades, realizou, nesta terça-feira (15), a última reunião ordinária do ano de 2020 do Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança.  A reunião foi realizada por meio de videoconferência, devido às restrições sanitárias.

Durante a reunião, o secretário executivo de Ordem Pública, Dyego Veras, apresentou o mapa da violência. Em quatro anos, os números reduziram no acumulado, 47% no CVLI (Crime violento letal intencional), quando é constituído pelos crimes de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. E 68,4% no CVP (Crime violento contra o patrimônio), crimes classificados como roubo, extorsão mediante sequestro e restrição da liberdade da vítima. “O cenário que temos hoje, com redução no número de crimes, nos mostra o grande trabalho feito pelo Comitê. As ações que fazemos salvam vidas”, destacou o secretário Executivo de Ordem Pública, Dyego Veras.

Graças a esse trabalho Caruaru foi contemplado com o prêmio de Cidade Pacífica. As ações implementadas apresentaram um incremento positivo na sensação de segurança, em cumprimento aos eixos e metas do Cidade Pacífica, o que colaborou com o projeto Juntos Pela Segurança, que a trata a segurança de forma intersetorial e integrada, junto aos diversos órgãos do sistema de justiça criminal, sociedade civil e demais entidades.

“Quero deixar o registro pelo destaque de Caruaru no trabalho das fiscalizações e pelas ações durante a pandemia. Foi um ano de muitos desafios, e Caruaru realizou um belíssimo trabalho durante esses meses”, pontuou a pedagoga responsável pelo projeto institucional Cidade Pacífica, Maria José Saturnino.

Na sequência da pauta da reunião, o secretário de Saúde, Francisco Santos apresentou o balanço e perspectivas das ações de combate ao coronavírus. “Junto com a equipe da Vigilância Sanitária, foram mais de 1000 fiscalizações, em bares, supermercados, hospitais, consultórios, etc. A equipe realizou orientações e entrega de máscaras. Atualmente os jovens têm nos preocupado muito, como eles estão em um grupo que na maioria das vezes não tem sintomas, estão relaxando aos cuidados necessários”, comentou Francisco.

Comitê Juntos Pela Segurança – O comitê consiste numa forte visão de governança, de ações integradas e de monitoramento da Prefeitura de Caruaru, em esforço articulado com entes como o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, Secretaria Executiva de Ressocialização, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícias Militar, Civil, Científica, Federal, Rodoviária Federal, Tiro de Guerra, Bombeiro Militar, Câmara Municipal, Judiciário, Disque-Denúncia, BIESP, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Inspetoria de Trânsito, Acic e outras entidades convidadas.

>>FONTE: Via Assessoria de Comunicação e Imprensa / Robson Nielson.