domingo, 04 de outubro de 2020


(Via rede social).

Com o objetivo de capacitar jornalistas para investigar conteúdos suspeitos relacionados às eleições municipais, o “Projeto Comprova” da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji promove o curso “Comprova de Verificação”, entre os dias 07 a 17 deste mês. Dentre os profissionais inscritos para participar da capacitação está o jornalista e radialista bezerrense Rinaldo Luiz que também é pré-candidato ao cargo de vereador, no pleito de novembro deste ano, na “Terra do Papangu”

Monitorar a desinformação durante o pleito eleitoral 2020 vai ser um novo e grande desafio, por isso, o “Projeto Comprova” reúne jornalistas de 28 veículos de comunicação brasileiros que investigam informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas sobre políticas públicas compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. O “Comprova” recebe materiais suspeitos via WhatsApp ou no próprio site, na seção “Pergunte ao Comprova”.

“Estamos em ano eleitoral e temos um grande desafio pela frente, seja como postulante a um cargo público, como profissional da imprensa ou mesmo como cidadão: o de garantir uma informação isenta, transparente e principalmente segura para nossa sociedade. Sabemos dos avanços na era da internet, mas infelizmente ainda lidamos com muitas fakes news e nosso papel é combatê-las”, destacou Rinaldo.

O monitoramento da desinformação terá de ser fracionado entre os 5.570 municípios da federação, visto que seis em cada dez das cidades brasileiras podem ser caracterizadas como desertos de notícia, ou seja, que não têm um veículo jornalístico que produza informação local. Por isso, este ano, o “Comprova” está incentivando a participação de jornalistas que contribuam com veículos locais e hiperlocais, como um bairro ou uma comunidade.

“Estou muito feliz porque tenho, mais uma vez, a grata e honrosa oportunidade de aprimorar meus conhecimentos no exercício profissional de jornalismo e, assim, contribuir ainda mais para discussão de ideias, projetos e ações públicas que visem o desenvolvimento de nosso município, de nossa querida Bezerros“, concluiu o profissional.

As aulas são gratuitas e realizadas de modo remoto com uma carga horária de 10 horas, o novo programa está baseado na metodologia criada pela First Draft e utilizada desde as eleições de 2018 pelo “Projeto Comprova” no Brasil. Entre os profissionais instrutores do curso estão: Cido Coelho – SBT, Luisa Alcantara e Silva – Folha de S. Paulo, Alessandra Monnerat – Estadão Verifica, Jamile Santana – Painel Jornalismo de Dados, Sérgio Lüdtke – Projeto Comprova, entre outros.

>>DA REDAÇÃO / Via Assessoria de Comunicação e Imprensa.