sexta-feira, 18 de dezembro de 2020


(Via Politize).

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa de Caruaru (Sedeec) realizou, em 2020, um trabalho dinâmico e cuidadosamente planejado em relação à pandemia da Covid-19. Com a contenção do comércio, seguindo orientações dos órgãos sanitários, foi criado um monitoramento fundamentado em constantes pesquisas e tabulação de informações sobre as medidas de reabertura do comércio tomadas em cidades de todo o país para serem executadas em Caruaru. 

Ao longo do ano foram criadas articulações com setores empresariais da cidade, como o Comitê Feira da Sulanca com empresários e representantes da feira para discutir novos padrões sanitários a serem aplicados quando retomadas as atividades. Também foram realizados encontros on-line por segmentos econômicos com empresários locais para escuta e discussão dos desafios, dificuldades e oportunidades que aconteceram durante a reabertura das atividades econômicas na cidade. Foram realizadas mais de 30 reuniões com aproximadamente 20 segmentos econômicos e suas representatividades.

Entre as atividades desenvolvidas no período, foi feita uma articulação para aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras e jalecos confeccionados por empresas locais do polo de confecção. O Projeto Heróis usam Máscaras também foi outra articulação em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), juntamente com o Banco Santander, um dos idealizadores do projeto, para a produção, mediante pagamento, de 500 mil máscaras por empresas de confecção da cidade. 

Ainda neste mesmo seara, o projeto Face Shields, que em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) e o Armazém da Criatividade, foram produzidos mil escudos faciais (face shields). No total, somam-se cerca de 4.500 desses EPIs que já foram conseguidos pela Prefeitura de Caruaru. Também foi firmada uma parceria com o aplicativo 99 para realização de 700 viagens gratuitas para a Secretaria de Saúde do município

A Sedeec também realizou um estudo da indústria caruaruense no cenário nacional, assim como o georreferenciamento das empresas caruaruenses e o desenvolvimento do Portal Institucional da indústria. A ferramenta Facilita continuou desburocratizando e facilitando a abertura de micro e pequenas empresas no município. Já o Contexto Econômico tratou de compilar os dados que retratam alguns dos principais fatores da conjuntura econômica no país, no estado e no município, além dos resultados de alguns programas realizados pela secretaria.

(Reprodução internet).

No início da pandemia foram criadas estratégias que ajudaram – e muito – o comerciante local. “O Delivery Caruaru e Delivery Sulanca foram plataformas importantes que incentivaram os comerciantes e fizeram a nossa economia girar nos momentos mais críticos da pandemia”, ressalta o secretário da pasta André Teixeira Filho. Em pouco mais de quatro meses, o Delivery Sulanca movimentou R$ 175.548.000,00  na região.

A Sedeec também é responsável por outros projetos, como a 2ª edição do Caruaru Moda Mundo, Qualifica Gastronômico Feira de Caruaru, Programa de Desenvolvimento de Motociclistas, Qualificação dos Quiosques da Vila Kennedy, Contextualização do Setor de Comércio e Serviços caruaruense no cenário nacional (2020), Qualifica Caruaru, Conecta Oportunidades Caruaru, Conecta Empreendedor Tech – CEC-TECH, Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Caruaru – CoMCiTI , e a plataforma digital nafeiradecaruaru.com . 

EMPREGOS – Apesar da pandemia, Caruaru deixa 2020 com saldo positivo em empregos, saindo de números negativos, de 2013 a 2016  (-250 empregos), para números animadores de 2017 a 2020 (+697 até outubro). “Conseguimos seguir integrando ações antes mesmo da pandemia e programas importantes para a região. Finalizamos o ano com essa maravilhosa notícia que os empregos estão sendo recuperados. A Sedeec continua com seu planejamento para que nos próximos quatro anos venham muito crescimento e avanços para o nosso município”, finalizou André.

>>FONTE: Via Assessoria de Comunicação e Imprensa / Flávia Ferreira.